ANTOLOGIA DO VIRALATISMO

Nacionalismo, Educação Cívica, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 1947 vezes desde 10/09/2023
Coloração

Nossa Nação está gravemente adoecida. Os sintomas dessa patologia vão muito além de suas manifestações concretas em nossa miséria política, econômica e social. O povo brasileiro, há muito tempo, tem sua alma acometida por uma profunda ojeriza a seu país. Discursos que insultam nossa gente, estigmatizam nossa história e vendem o fracasso do Brasil como um dado inexorável podem ser flagrados em conversas cotidianas nos mais diferentes segmentos da sociedade. De fato, poucas ideias são tão disseminadas no Brasil de hoje quanto esse ressentimento contra si e contra a Pátria, denominado por Nelson Rodrigues de Complexo de vira-lata. Sendo o viralatismo um dos instrumentos mais eficientes de ataque ao espírito nacional, estudá-lo torna-se uma tarefa obrigatória para se compreender a crise cultural e civilizatória que se abate sobre o nosso país. Em Antologia do Viralatismo, as raízes ideológicas desse discurso de proclamação do fracasso nacional são desnudadas através da análise das diferentes teorias que, desde o século XVIII, legitimam a nossa autodepreciação e o desprezo ao Brasil.

ISBN 978-65-266-0880-7
Edição 1 (2023)