ARARAQUARA

Por CTA HISTÓRIAS

Transporte Público, Engenharia, Automotivo, Transporte, Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 36 vezes desde 16/11/2023

Na década de 1950 surgem em Araraquara os primeiros ônibus; porém, em 1959, é implantado o transporte público organizado na cidade: um moderno sistema de trólebus, com a fundação da Companhia Troleibus Araraquara, em regime de concessão público-privada. Por muitos anos o município foi o único do Brasil, e um dos poucos no mundo, a ter seu sistema de transporte público servido exclusivamente por trólebus.

A história do Sistema de Trólebus de Araraquara e da CTA é fascinante. O único sistema no Brasil que foi implantado com a criação de uma empresa de economia mista, diferentemente dos outros sistemas de trólebus no país, os quais foram implantados por empresas públicas municipais ou estaduais. Por essas características, ficou conhecido positivamente, em todo mundo, pelos estudiosos de transporte e pelos entusiastas.

Os autores resgataram esta história através de muitas pesquisas e dedicação. O livro é uma coletânea de muitas informações, documentos e fotografias, relatando as várias fases de desenvolvimentos e o triste declínio, após 40 anos de existência do sistema.

É um dos raros documentos preciosos que relatam parte da história da tração elétrica e dos trólebus no Brasil.

Edição 1 (2024)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 150g

CTA HISTÓRIAS

Desde 1996 pesquisador e historiador sobre os sistemas de trólebus brasileiros.

Em contato constante com fabricantes e operadores desse meio.de transporte.

Atua na divulgação e preservação da tecnologia trólebus no Brasil.

Desde 2020 é membro do Movimento Respira São Paulo.

Todo o trabalho de pesquisa está no site Trólebus Brasileiros.com

Facebook Trólebus Brasileiros: @sitetrolebusbrasileiros