Armando Dias Tavares/Depoimentos

Criação e transmissão do conhecimento. Um longo caminho...

Por Armando Dias Tavares Jr./Marília Tavares Hagen

Educação, Ciência, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 366 vezes desde 26/07/2021

A atuação de Armando Dias Tavares na Física e no ensino, testemunhada por alguns de seus discursos. Apresentam-se depoimentos e suas advertências, quase proféticas, e a sua perplexidade perante a contínua degradação do ensino em geral. O texto é centrado em discursos curtos, dispostos cronologicamente em correlação cronológica com a sua atuação profissional, do ensino médio ao superior. Sua proposta para um correto ensino da Física é também abordada. São também visitados outros testemunhos sobre a última instituição de ensino, a UERJ, em que ele atuou. Os autores, filhos de Armando Dias Tavares e também físicos, testemunharam, pela convivência e atuação na mesma área, de muito do que é exposto neste livro. Assim, passo a passo, abordando um arco temporal de quase um século, podemos compreender o estado calamitoso da cultura no Brasil. Indiretamente, pelo testemunho, chega-se às mesmas conclusões de outros autores: A Alta Cultura já não mais existe no Brasil. Não se pergunta mais: Por quem os sinos dobram? E para quê perguntar, se estes na verdade nem são mais ouvidos e as vítimas podem, assim, descansar em paz.

Edição 2 (2021)
Tipo de papel Couche 90g

Armando Dias Tavares Jr./Marília Tavares Hagen

Professor Associado e Pesquisador do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ desde 1979. Bacharel em Física pela UERJ em 1978, Mestre em Física pela UFF em 1981, concluiu o Doutorado em Ciências/Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1988. Desenvolveu trabalho de pós-doutorado como Professor Associado na Scuola Normale Superiore em Pisa/Itália, no período 1991/93. Em 2000, 2002 e 2006, desenvolveu trabalhos de pós-doutorado na Universidade de Pisa. Publicou 43 artigos em periódicos especializados e 82 trabalhos em anais de eventos. Dirigiu o Instituto de Física da UERJ no quadriênio 2000/2004. Tem atuado na área de Física, com ênfase em Física do Meio Ambiente associada a Plasmas e Descargas Elétricas, em Espectrometria de Massas e Ensino de Física. Atua na área de espectrometria de massas para caracterização isotópica, datação e caracterização de materiais de interesse arqueológico ou geológico. Coordena a consolidação definitiva do laboratório MultiLab no Dep. de Eletrônica Quântica do Instituto de Física/UERJ. em colaboração com a Faculdade de Geologia/UERJ. Além disso, coordena a participação da UERJ no mestrado em Arqueometria do consórcio das universidades europeias Roma La Sapienza, Évora e Tessalonika.