Capitalização de juros & Anatocismo

Por VIEIRA SOBRINHO, José Dutra

Contratos, Contabilidade, Bancário, Economia, Direito, Administração

Esta página foi vista 1007 vezes desde 14/10/2022

Depois de escrever vários trabalhos e fazer diversas palestras sobre as restrições à capitalização de juros, percebi que a maioria dos meus leitores e ouvintes ainda não tinha entendido os fundamentos históricos e práticos dessa questão que, lamentavelmente, continua polêmica. Como professor de Matemática Financeira desde os anos 1970, autor de livros sobre essa matéria, estudioso do assunto e consciente da responsabilidade que julgo ter perante o ensino e a educação financeira da nossa sociedade, senti-me na obrigação de apresentar um trabalho que pudesse ajudar no esclarecimento dessa questão, tendo em vista a sua importância para o mercado financeiro e para as Ciências Econômica, Financeira e Jurídica.

Considerando tudo que li, estudei e pesquisei, estou absolutamente seguro de que a nossa legislação envolvendo o assunto anatocismo (cobrança de juros sobre juros) precisa ser urgentemente revista. Trata-se de uma legislação confusa, contraditória, incoerente, inconsistente e sem nenhum respeito à lógica das práticas operacionais utilizadas no Brasil e no mundo, e contrariando tudo aquilo que nós, professores de Economia e Finanças, ensinamos em nossas aulas e livros.

O principal objetivo deste livro é mostrar a inviabilidade da utilização de critérios lineares nas operações de empréstimos ou investimentos, devido a sua inconsistência financeira e às consequentes distorções que provocam. Também faz parte dos objetivos corrigir a história mal contada sobre a origem das tabelas utilizadas para o cálculo de prestações, bem como restabelecer a verdade sobre a participação de alguns matemáticos na dedução de fórmulas de uso rotineiro.

Edição 3 (2022)
Formato 16x23 (160x230)