Cartas de Cícero

Volume I

Por Marco Túlio Cícero

Historiografia, Histórico, Arqueologia, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Biografia

Esta página foi vista 127 vezes desde 02/04/2024

As cartas de Cícero, orador e político romano do século I a.C., são uma coleção de correspondências pessoais trocadas com amigos, familiares e figuras públicas da época. Mais de 900 cartas sobreviveram até hoje, oferecendo um panorama fascinante da vida cotidiana, da política e da cultura da Roma Antiga.

Essas cartas são uma fonte primária importante, fornecendo relatos em primeira mão de eventos históricos cruciais, como a ascensão de Júlio César e a queda da República Romana. Além disso, elas proporcionam uma visão detalhada da sociedade romana, revelando aspectos da vida privada, relações familiares, crenças religiosas e valores da época. As cartas também oferecem um retrato psicológico profundo de Cícero, permitindo entender a complexa personalidade de um dos maiores intelectuais da Roma Antiga, suas ambições, frustrações e reflexões filosóficas.

As cartas de Cícero exploram temas universais como amizade, amor, ambição, poder e ética, fornecendo reflexões valiosas para a compreensão da natureza humana. As reflexões de Cícero sobre liderança, justiça e o papel do cidadão em uma república ainda são pertinentes para os debates políticos contemporâneos. Além disso, a qualidade literária e a eloquência das cartas de Cícero servem de inspiração para a comunicação eficaz em diversas áreas da vida.

Edição 1 (2024)