CARTILHA DA NR05 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DE ASSÉDIO - CIPA

Por Cleydson Romeu Silva de Oliveira

Engenharia, Literatura Nacional, Engenharia E Tecnologia, Administração

Esta página foi vista 204 vezes desde 15/02/2024
Coloração

NR 05 aborda os principais pontos relacionados à constituição, atribuições e funcionamento da CIPA, incluindo:

Formação e Eleição: A norma estipula a obrigatoriedade de constituição da CIPA em empresas que possuam um determinado número de funcionários, sendo os membros da comissão eleitos pelos próprios trabalhadores, de acordo com critérios específicos estabelecidos na norma.

Atuação: A CIPA tem a responsabilidade de identificar e analisar os riscos de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, bem como propor medidas para preveni-los. Além disso, ela deve promover a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.

Reuniões e Treinamentos: A norma determina a realização de reuniões periódicas da CIPA, onde são discutidos temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, além de estabelecer a obrigatoriedade de treinamento para os membros da comissão.

Investigação de Acidentes: A CIPA tem a função de investigar acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, visando identificar suas causas e propor medidas para prevenir sua ocorrência futura.

Assédio Moral e Sexual: Além da prevenção de acidentes, a NR 05 também aborda o papel da CIPA na prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, estabelecendo mecanismos para denúncia e investigação dessas práticas.

A NR 05 é uma norma fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável em todas as empresas Brasileiras, através da atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo principal a promoção da segurança, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como o combate ao assédio no local de trabalho.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Cleydson Romeu Silva de Oliveira

Cleydson Romeu Silva de Oliveira Profissional com mais de 15 anos atuando em Segurança e Saúde no Trabalho no Estado do Amazonas- Brasil.

Formação acadêmica:

Engenheiro de Produção - Centro Universitário Fametro

Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - Centro Universitário Fametro

Pós Graduado em Ergonomia- Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Técnico de Segurança do Trabalho - Grupo Literatus Educacional

Qualificação Internacional - Investigação de Acidente de Trabalho - Oregon OSHA

Qualificação Internacional - Gestão de saúde pública de incidentes químicos - OPS

Qualificado Internacional - Prevenção de Riscos Laborais - Ministério do Trabajo do Perú

Qualificado em Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador para o Mapeamento de Riscos Ocupacionais - UNA/SUS Universidade

Capacitado Prevenção de acidentes cuidados na infância e adolescência - Instituto Bem Cuidar

Outras Qualificações, Capacitações (Linkedin).

Respeitado profissional, com inúmeros trabalhos realizados pela sua carreira nos seguimentos de construção civil, construção naval, Laboratórios de analise clinicas, Educacional entre outras empresas do Polo Industrial de Manaus - PIM, atuante em assessoria e consultoria na cidade de Manaus.

No campo da Segurança e Saúde no trabalho, tem se destacado entre inúmeros profissionais do seguimento em seu estado contribuído com seu trabalho com a sociedade acadêmica e empresarial.