COMPORTAMENTO INGESTIVO DE VACAS LACTANTES EM PASTAGENS DE PANICUM MAXIMUM CV. TANZÂNIA SUPLEMENTADAS COM NÍVEIS CRESCENTESDE CONCENTRADO

Por Pâmela Yanaína Araújo Bellotto

Experimentos & Projetos, Ciência Ambiental, Ciência, Animais

Esta página foi vista 135 vezes desde 28/02/2024
Coloração

O presente livro, fruto da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, teve como objetivo avaliar o comportamento ingestivo de vacas lactantes submetidas ao fornecimento de concentrado (0; 2,0; 4,0 e 6,0kg de MN/vaca/dia) em pastagens de Panicum maximum cv Tanzânia. Foram utilizadas 12 vacas mestiças HolandêsxZebu com produção média diária de 15 kg de leite, mantidas em pastagens de capim Panicum maximum cv Tanzânia distribuídas em três quadrados latinos 4 x 4, balanceados de acordo com a produção de leite e período de lactação. O comportamento ingestivo foi avaliado no período de 24 horas. A oferta crescente de concentrado aumentou de forma linear (P<0,05) o consumo de matéria seca (g/dia), eficiência de consumo de matéria seca, tempos de ruminação e ócio, número de mastigações merícicas por dia e número de bolos por dia/hora (P<0,05). Contudo, houve redução linear (P<0,05) do tempo de pastejo, número de bocados, tempo de mastigação total, consumo de FDN, tempos de alimentação (min/kg MS) e tempo de ruminação (min/kg FDN). Conclui-se que a oferta crescente de alimento concentrado na dieta de vacas lactantes, em até 6kg, em sistemas de produção em regime de pastejo, aumenta o consumo de matéria-seca, a eficiência de consumo de nutrientes e reduz o tempo de pastejo, alterando positivamente as variáveis associadas ao comportamento animal.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen