Custo e Escolha

Por James Buchanan

Tomada De Decisão E Resolução De Problemas, Eleições, Democracia, Economia, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 589 vezes desde 14/06/2022

"Enfim, publica-se no Brasil um livro do mais inovador dos economistas contemporâneos. Não obstante ter ganho em 1986 o Prêmio Nobel de Economia, o professor James M. Buchanan é ainda razoavelmente desconhecido no meio econômico brasileiro.

Pior para todos nós!

De fato, a contribuição de Buchanan - que pode ser sintetizada no paradigma em que as instituições contam, isto é, são tratadas endogenamente à interação social - tem uma angustiante atualidade para a crise da economia política brasileira: ela fornece a referência analítica em que se enquadra  boa parte dos dilemas econômicos  nacionais e, como tal, permite delimitar  toda uma classe de soluções que tem escapado sistematicamente à consideração dos economistas brasileiros.

Mesmo um texto como Custo e Escolha, que aparentemente se localiza na teoria microeconômica, tem um vínculo muito especial com uma das grandes questões da política econômica brasileira: o endividamento do Estado. Em verdade, este livro, escrito em 1969[1], é uma erudita explanação  do conceito de custo  de oportunidade e surgiu  para esclarecer  aspectos  da questão da dívida pública, na discussão que se seguiu à publicação de seu Public Principles of Public Debt (1958).

Buchanan destaca-se nesse debate pela ênfase no aspecto moral da dívida pública[2] e por considerar que os encargos da dívida devam ser aferidos em termos das oportunidades não escolhidas ou preteridas, e não em termos de transferências de recursos reais - como ditava nos anos 50 e 60 a tradição keynesiana. Assim, o custo da dívida reside não nos recursos per se, mas na utilidade associada àquelas oportunidades de que se abre mão quando se empreende uma escolha."

(Jorge Vianna Monteiro)

[1]E com uma segunda edição em 1978.

[2] Em entrevista à Revista Veja, 14  de Abril de 1993, Buchanan  enfatiza ser “imoral gastar recursos hoje e deixar a conta para gerações futuras".

Edição 1 (2022)