Dicionário de Escalas e Modos para violão e Guitarra em Diagramas

Coloração
Acabamento

DICIONÁRIO DE ESCALAS E MODOS PARA VIOLÃO E GUITARRA EM DIAGRAMAS

Inicialmente, O objetivo deste dicionário é fornecer uma rotina prática e concomitantemente uma informação organizada para ser aprendida e relacionada com as experiências que cada aluno já saiba. Diagramas são fáceis de entender na aplicação das escalas e acordes, juntamente com as respectivas tríades e tétrades(formação dos acordes).

Os modos gregos são importantes para improvisação, composição e devem ser utilizados de uma forma clara. Do mesmo modo, é fundamental compreender a ordem dos modos como se fossem um alfabeto porque cada um tem “um modo” e um "som diferente". Entretanto, cada acorde está relacionado com o primeiro passo de uma escala maior e cada escala é uma "digitação diferente" , eles só começam em "posições diferentes" . Além disso, veremos as técnicas, palheta, "exercícios não melódicos " funcionando como "warm-up"(aquecimento), juntamente com outras escalas. Por exemplo, a escala pentatônica, escala de blues, escalas exóticas, modos ds escala menor natural, modos da escala menor melódica, modos da escala menor harmônica, escalas de bebop e finalmente as escalas simétricas. Tudo em diagramas!

Este dicionário não ensina teoria musical. Porém, é preciso enfatizar que os estudantes que estão interessados em se tornar um músico devem obter um conhecimento abrangente de diagramas, partituras e tablaturas para serem proficiente.

DIAGRAMA I-REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

DIAGRAMA II- "EXERCÍCIOS NÃO MELÓDICOS": O objetivo desses exercícios é a "sincronização da mão direita e esquerda" para que a digitação traga independência entre a palheta e técnica, criando uma combinação entre eles. Este é um exercicio para ambas as mãos. Como resultado, a técnica será mais eficaz, porque eles envolvem o uso de repetições através de palhetada alternada, “downstrokes” e “upstrokes”.

DIAGRAMA III- MODOS GREGOS : jônio, dórico, frígio, lidio, mixolídio, eólio e lócrio.

Originados da Grécia Antiga, os seus nomes eram modos litúrgicos, modos eclesiásticos, escalas antigas, escalas medievais, explicando que os modos são divididos em: Maiores (jônico, lídio e mixolídio) e Menores (dórico, frígio, eólio e lócrio). Além disso, uma seção extra sobre harmonia tonal e modal.

DIAGRAMA IV- ESCALA PENTATÔNICA: 3 notas por corda e as cinco digitações mais usadas.

DIAGRAMA V-ESCALA DE BLUES: 3 notas por corda e as cinco digitações mais usadas.

DIAGRAMA VI - ESCALAS EXÓTICAS: frígio maior, frígio menor, harmônica menor, oriental, árabe maior, árabe menor(húngara menor), japonesa in sen, hirojoshi, kumoi e mongolesa.

DIAGRAMA VII- MODOS DA ESCALA MENOR NATURAL

DIAGRAMA VIII - MODOS DA ESCALA MENOR MELÓDOICA: (menor melódica), dórico b2, lídio #5 (lídio aumentado), lídio b7 (lídio dominante), mixolídio b6 (também chamado hindu), eólio b5 (lócrio #2) e super lócrio (também chamada de escala alterada).

DIAGRAMA IX - MODOS DA ESCALA MENOR HARMÔNICA:(menor harmônica), locrio natural 6, Jônico #5, dórico #4, frígio maior , lídio #2, alt bb7.

DIAGRAMA X - ESCALAS DE BEBOP : bebop maIor, bebop menor, bebop dominante, bebop meio diminuto.

DIAGRAMA XI- ESCALAS SIMÉTRICAS: a escala diminuta com 3 notas por corda, 2 notas por corda e uma de passagem, a escala dominante diminuta com 3 notas por corda, escala de tons inteiros , escala cromática e aumentada.

ISBN 978-85-914326-1-5
Edição 1 (2015)
Acabamento Brochura

Alexandre Silva Cruz

Sobre o Autor

Alexandre Silva Cruz conhecido como Xandy Guitta nasceu no coração de Minas Gerais - Estrela Dalva.

Veio para o Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais de violão aos quinze anos de idade.

Em 1991, concluiu o curso completo de violão e guitarra (teoria e harmonia)-Escolas Associadas (SP).

Em 1998, foi para os Estados Unidos e teve aulas de guitarra em Nashville-Tennessee “A Capital da Música”.

Em 2010, concluiu o curso de extensão (Teoria e Percepção Musical) realizado no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Ainda em 2010, completou o curso de guitarra profissional na E.M.M., com currículo exclusivo do GIT/MI (Guitar Institute of Tecnology/Musician Institute) e Berklee College of Music de Boston).

Em 2011, iniciou sua graduação no centro universitário do Conservatório Brasileiro de Música em licenciatura plena em educação artística com habilitação em música transferindo o referido curso para bacharelado em música e tecnologia.

Publicações relacionadas