dores e poemas / Delírios e Dilemas

Por Simião Mendes

Artes e Entretenimento, Poesia

Esta página foi vista 568 vezes desde 11/01/2021

dores e poemas / Delírios e Dilemas é o terceiro livro de Simião Mendes, poeta goianiense, vocalista e letrista da banda Vandalismo Poético.

O livro, de 2014, apresenta uma sequência de poemas que tratam de vários temas, mas mais precisamente, de questões intimistas para o poeta que de forma sincera confessa sua insegurança em relação ao que o futuro lhe reserva, em uma busca pela autodescoberta.

A obra, ao contrário das duas anteriores, não apresenta uma divisão lógica dos poemas em capítulos, o que dá a impressão de que foi pensada em forma de desabafo, um desabafo escrito em versos e estrofes.

Há uma grande quantidade de poemas que falam do passado, da infância do poeta e da dificuldade de assumir que a maturidade chegou, bem como os compromissos e as cobranças da vida adulta. Como não poderia faltar, traz também poemas que criticam a sociedade e seus costumes.

Os poemas de amor são para musas imaginárias, já que o poeta confessa sua solidão e a desilusão em relação ao amor. Mesmo os poemas eróticos são para figuras femininas da história ou da literatura, como Gabriela, personagem clássica de Jorge Amado.

Fica evidente que dores e poemas / Delírios e Dilemas é um livro que apresenta um momento delicado da vida e da produção poética de Simião Mendes, pela forma como foi concebido, numa escrita frenética. Um livro para ser lido, devorado e digerido também de forma rápida e direta.

Edição 1 (2014)