Escrevivência

Confabulando Histórias Através de Poetry

Por Jeane Tertuliano, Natálya Temóteo, Alan Silva, Josiane Firão, Clara Oliveira e Thaís Roberta

Poesia, Não Ficção, Literatura Nacional

Esta página foi vista 397 vezes desde 31/10/2023

A presente antologia denominada Escrevivência: Confabulando Histórias Através de Poetry teve a finalidade de possibilitar melhor desempenho no desenvolvimento do alunado oriundo da Escola Municipal de Educação Básica João Fernandes Vieira Filho, referente ao autoconhecimento, suscitando reflexões acerca das suas vivências que, por vezes, acabam os desestimulando.

Dito isto, foi pretendido tornar o alunado mais crítico e participativo, capaz de interagir em seu meio social de forma consistente. Trabalharemos com o incremento de oficinas pautadas no conceito e na construção do gênero textual poesia e suas diversas formas de poemas. Houve análise das produções e a seleção de textos para o concurso literário intitulado tal qual o projeto e, por fim, a elaboração da antologia poética. Na culminância, ocorreu o lançamento da obra com direito a fala dos seus coautores.

O desenvolvimento socioemocional é um fator essencial para que ocorra uma formação humana integral e a construção de relações mais saudáveis no âmbito escolar, bem como, para além do meio estudantil. Sendo assim, graças ao projeto, os discentes passarão a compreender a importância do bem-estar no convívio e a participação efetiva na sociedade, por meio do sentimento de pertencimento após adentrarem na construção em versos das suas vivências.

É válido destacar que, é papel da escola transmitir ao aluno o conhecimento a respeito da importância da escrita e que é função do professor ser o mediador nesse processo de organização de ideias para a composição do todo. Portanto, isso exigirá engajamento profundo de todos: professores, alunos, responsáveis e comunidade de modo geral, porque somente o trabalho em equipe possibilita uma educação de qualidade e igualitária aos discentes.

A professora Bell Hooks (2017), no livro Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade, ela aponta que “Para educar para a liberdade, portanto, temos que desafiar e mudar o modo como todos pensam sobre os processos pedagógicos” (p.193). O fragmento nos faz remeter à necessidade de trabalharmos a importância do ensino-aprendizagem na obtenção da autonomia e ascensão intelectual do alunado, compreendendo o papel fundamental do educador.

Em resumo, é de grande valia que os alunos pratiquem o que aprenderam nas oficinas em suas produções textuais. Compreendendo, assim, que a escrita assertiva é um processo paulatino. O intuito é que a escrita se torne um hábito, para que tenham compromisso com o futuro, crendo piamente que são capazes de construir uma sociedade humanitária por meio da sensibilidade aflorada através do contato com a poesia.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Oriunda de São Miguel dos Campos e residente de Campo Alegre - Alagoas. Feminista, jornalista e ativista sociocultural, é graduada em Letras (Uneal), pós-graduada em Linguística com ênfase em Formação de Leitores (FI) e D. H. C. em Educação (Febacla). Professora de Inglês, Português e Escrita Criativa. Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino e colunista da Revista Internacional The Bard. Vice-presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi eleita delegada pela sociedade civil para representar Alagoas com o setor “Livro, Leitura e Literatura” na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Em 2022, foi agraciada com a 1ª colocação no Prêmio Destaques Literários Focus Brasil – New York, na categoria Crônicas e Contos. No ano corrente, foi honrada com o Título de Notório Saber em Literatura devido o seu percurso enquanto profissional da área. Atualmente, é autora de catorze livros, coautora em cerca de cem coletâneas poéticas e organizadora de dezoito projetos antológicos.

Publicações relacionadas