Estudos da Fauna Sul-Brasileira - vol. 1

Por Mario Arthur Favretto (org.)

Ciências Biológicas, Animais

Esta página foi vista 171 vezes desde 06/01/2024

A série de livros técnicos “Estudos da Fauna Sul-Brasileira” que aqui se inicia tem por objetivo trazer a público e em livre acesso uma série de informações de inventários e levantamentos de fauna realizados em diferentes locais da região sul do Brasil. Neste volume seus capítulos são compostos por artigos que apresentam estudos de diagnóstico ambiental e estado de conservação de diversas bacias hidrográficas de Santa Catarina, como as bacias do Rio das Antas, Rio Caveiras e dos Rios Chapecozinho e do Mato, nesses casos usando informações sobre as espécies de vertebrados terrestres (aves, mamíferos, répteis e anfíbios). Também são apresentados inventários realizados em bacias ou municípios que ainda carecem de informações mais detalhadas sobre sua biodiversidade em Santa Catarina, caso do Rio Jacutinga em que aqui são apresentados dados de vertebrados terrestres e de Lepidoptera, do Rio Caraguatá em Joaçaba com dados de sua ictiofauna, e do município de Curitibanos em que aqui são apresentadas informações sobre seus anfíbios. Essas informações são essenciais para subsidiar decisões voltadas tanto para fins de conservação ambiental, quanto para o licenciamento ambiental, demanda esta que tem se tornado cada vez mais necessária em nosso país.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Mario Arthur Favretto (org.)

Mario Arthur Favretto é natural de Joaçaba, SC. Biólogo formado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, com especialização em gestão ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco, e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Sob o pseudônimo de Marius Arthorius já publicou os livros de poemas Antropophagya, Antropophagya Addendum, Emili meae laudes e Alegorias da Existência, os livros de contos de terror Necrophagya e Deicídio e o romance Sociedade Insana.

Na área da biologia é autor, coautor e/ou organizador dos livros "Sobre a origem das Aves", "Orquídeas e bromélias do Vale do Rio do Peixe, Santa Catarina, Brasil", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 1 - Fauna de Vertebrados", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 2 - Plantas Epífitas", "Borboletas e mariposas de Santa Catarina: uma introdução", "Orquídeas e bromélias do oeste de Santa Catarina, Brasil", "Aves do Brasil, vol I: Rheiformes a Psittaciformes" e "Aves do Brasil, vol. II: Passeriformes.

Também é autor de mais de 60 artigos e notas científicas originados de pesquisas na área da ornitologia, entomologia, herpetologia, mastozoologia e ecologia.