Estudos em proteção de dados pessoais e governo digital

Por Anderson Souza da Silva Lanzillo e Patrícia Borba Vilar Guimarães

Processamento De Dados, Constitucional, Conflito De Leis, Informática, Direito, Administração

Esta página foi vista 824 vezes desde 29/05/2023

Estudar proteção de dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil é de extrema importância nos dias atuais. A proteção de dados pessoais tem se tornado um tema central na sociedade digital, e a LGPD é uma legislação que visa regulamentar e estabelecer diretrizes claras para o tratamento de informações pessoais no país. Dentre outros aspectos, as temáticas abordadas na obra incluem: a proteção da privacidade, pois a LGPD busca garantir que os indivíduos tenham controle sobre seus dados pessoais, protegendo sua privacidade e evitando o uso indevido de informações sensíveis. A responsabilidade das empresas públicas e privadas: a LGPD estabelece obrigações para as empresas que coletam, armazenam ou processam dados pessoais, exigindo que elas adotem medidas de segurança adequadas e respeitem as regras de privacidade. Conhecer a lei ajuda as organizações a se adequarem e evitarem sanções legais. O campo da proteção de dados está em alta demanda, com um aumento na necessidade de profissionais especializados em privacidade e conformidade. Além disso, a proteção de dados e a conformidade com a LGPD geram confiança, pois saber que as informações pessoais estão sendo tratadas de forma adequada e segura fortalece a relação entre empresas e consumidores.

Edição 1 (2023)

DINOVA PESQUISA E EDIÇÃO CIENTÍFICA

Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Direito, Desenvolvimento e Inovação, ativo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Mais publicações dessa editora