Hemeu & Deká

Um pequeno manual de convivência pacífica

Por V. Bernardino

Aventura, Diversos, Literatura Infanto Juvenil

Esta página foi vista 3805 vezes desde 17/11/2012

Hemeu & Deká é a narrativa de uma história de relacionamentos. Não é coberta de mistérios como os grandes romances de suspense. Tem intriga, fofoca e o final que todos esperam. O mal recebe sua punição, talvez não tão dura como o leitor gostaria, porque a intenção do autor é mostrar que sendo possível, deve-se viver em paz com todos.

A despeito da simplicidade da história, pois histórias deste tipo acontecem todos os dias nos relacionamentos entre cônjuges, namorados, irmãos, colegas de trabalho, de escola, amigos, etc., pode, se lida com atenção, ser fonte de sabedoria e instrução para quem quer viver em paz e de maneira proveitosa.

Hemeu & Deká recebeu este nome estranho porque de um modo ou de outro os seres humanos e mesmo os irracionais vivem disputando coisas, e os personagens desta história baseada em fatos reais, vivem disputando o primeiro lugar no coração dos donos. Hemeu foi extraído da declaração: É meu! E Deká da frase: Dê-me cá! Como diz o provérbio popular: “Farinha pouca? Meu pirão primeiro”.

Hemeu & Deká é relato das venturas e desventuras de um gato que, vivendo em uma bela casa juntamente com mais duas outras mascotes, vê-se envolvido em uma luta por primazia. Quando os outros bichos da casa saem de cena, ele se vê então como único animal de estimação da família.

Cercado pelo carinho de todos, com seu ego massageado, ele se acha o maioral, o centro do universo, entrementes, por necessidade de um cão de guarda, os senhores da casa adquirem um filhote de cão pastor e este novo personagem penetra no cotidiano do gato e a partir daí o felino entra em constantes crises de ciúmes ao perceber que terá que dividir o carinho e a atenção dos seus donos.

Na verdade, antes de ser uma história divertida e contada de maneira a ser facilmente compreendida, ela trata de assuntos muito pertinentes ao cotidiano dos seus leitores.

Quem nunca teve problemas com relacionamentos, na sociedade, no lar, no trabalho e até mesmo dentro de uma igreja, onde se presume não deveria haver problemas dessa natureza? Quem nunca se sentiu preterido ou passado para trás? Muitos sofrem por não terem noção da sua importância e valor. Por outro lado, quantos não vivem desejosos de ocupar um lugar que não lhe pertence esquecendo que cada ser tem o seu próprio lugar no mundo?

A grande maioria das pessoas tem imensa dificuldade em se submeter às autoridades superiores. Há um sentimento de independência exacerbado no coração dos homens, por isso as relações humanas são tão complicadas. O egoísmo humano leva-o a priorizar a si e as suas necessidades antes da pessoa e necessidades do seu semelhante.

Quem nunca teve dificuldades em administrar uma ordem superior contrária a sua vontade ou difícil de entender? Se tivéssemos como ver o futuro seria muito mais fácil compreender as decisões superiores sem questionar, ou definitivamente nos opormos a elas.

Hemeu & Deká trata destes temas com clareza porquanto o autor vivenciou a história real de perto. Compartilhou da perplexidade e dor de seus personagens e do seu desfecho.

O gato Hemeu é uma figura do protagonista principal desta trama, e sua experiência certamente será de grande valia para aqueles que estão passando por dificuldades nos seus relacionamentos de qualquer natureza. Todos os ângulos desta trama estão devidamente analisados nos outros livros da trilogia, “Cão que lidera não morde e Moe o Detestável.”

Acredito que se o leitor for uma pessoa observadora e estiver atento, será grandemente abençoado pelas lições deste livro.

Edição 2 (2012)
Tipo de papel Couche 90g