História das Religiões e Religiosidades (Volume 7)

Monge João Maria na história

Por Alexandre Karsburg (Org.)

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Religião, Historiografia, Sociology of Religion

Esta página foi vista 1763 vezes desde 01/10/2019
Coloração

"É com satisfação que apresento esta Coletânea rememorativa dos 150 anos (1869-2019) da morte do eremita/monge João Maria de Agostini, emblemático personagem da história do Brasil e de outros países do continente americano. Ilustre desconhecido, João Maria de Agostini não foi um homem comum. Nascido em 1801 na pequena comune de Sizzano, norte da Itália, em pleno domínio napoleônico, cresceu em meio a uma Europa assolada por guerras, fome e mortes. A Itália estava iniciando o processo de Unificação e muitos sentiam os efeitos disso. Com aproximadamente 20 anos de idade, iniciou sua vida errante, primeiro na própria Itália, depois por outros países como França, Espanha, Suíça. Certamente influenciado por notícias de missionários que partiam pelo mundo para fazer trabalhos religiosos, escolheu o continente americano para fazer o mesmo. Contudo, ao chegar ao “Novo Mundo” (em junho de 1838), decidiu investir em uma vida de solidão e penitência. Mas quem diria que, apesar do desejo em imitar Santo Antônio Abade (o primeiro eremita cristão e que viveu no Egito nos primeiros séculos do cristianismo), tornou-se um dos maiores missionários católicos que a América conheceu?"

ISBN 978-85-987-1122-5
Edição 1 (2019)

Alexandre Karsburg (Org.)

Este perfil agrega as produções do GTHRR/RS, elencados abaixo:

1) História das Religiões e Religiosidades – Volume 1. Org. Gizele Zanotto, 2012

2) História das Religiões e Religiosidades: espiritismo e religiões mediúnicas – Volume 2. Orgs. Beatriz Teixeira Weber e Gizele Zanotto, 2013.

3) História das Religiões e Religiosidades: Manifestações da Religiosidade Indígena – Volume 3. Org. Eliane Cristina Deckmann Fleck, 2014.

4) História das Religiões e Religiosidades: Matriz Afro-Brasileira – Volume 4. Org. Mauro Dillmann, 2016.

5) História das Religiões e Religiosidades: As religiões protestantes: história, fontes e metodologia de pesquisa - Volume 5. Org. Marta Rosa Borin, 2017.

6) Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul: campo religioso sul-riograndense - Vol. 6 - Org. Eliane C. D. Fleck e Gizele Zanotto

7) Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul: Monge João Maria na História - Vol.7 - Org. Alexandre Karsburg

Nome do link: gthrr-rs.blogspot.com.br