IMPRESSÕES DO MAR

Por Mariano Lopes

Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 3340 vezes desde 09/06/2014

O autor fala-nos da sua visão do mar, descrevendo em Mar de Fora as suas experiências objetivas, como sua vida à beira-mar, em mergulhos e passeios de cruzeiros, ao mesmo tempo em que faz uma viagem introspectiva em Mar de Dentro, narrando as suas impressões, anseios e perspectivas moldadas pela presença do mar na sua vida.

Mariano Lopes nasceu e viveu sempre à beira-mar. Natural de Luanda, Angola, aí viveu até aos sete anos, altura em que, devido à guerra de independência da ex-colônia portuguesa, foi viver em Portugal, tendo aí vivido boa parte da sua vida, principalmente em Cascais. Mora e trabalha no Recife desde 1996. É casado, pai de duas filhas e um enteado.

As suas maiores paixões são o mergulho, a vela e todas as atividades náuticas e atividades que se relacionem com o mar, a leitura e o trabalho, além naturalmente da família. O seu coração de torcedor divide-se entre o Sporting Club de Portugal e, no Brasil, o Vasco da Gama.

ISBN 978-65-5041-012-4
Edição 1 (2014)

Mariano Lopes

Biografia do Autor

Mariano Lopes é Português, nasceu em Angola e reside atualmente na Região Metropolitana do Recife (Jaboatão dos Guararapes) onde exerce o cargo de Tradutor Público e Intérprete Comercial (Tradutor Juramentado) habilitado em Inglês. Formado a nível superior em Turismo por uma universidade portuguesa, conta no currículo com diversas viagens em serviço a outros Estados do Brasil e ao exterior, na qualidade de tradutor e/ou intérprete e com participação em diversos seminários e congressos. Trabalhou como Tradutor Técnico no Grupo Votorantim e atua em diversos segmentos industriais e em Comércio Exterior, entre outros. Domina fluentemente o Inglês, Espanhol, Francês, para além do Italiano e, naturalmente, do Português (Europeu e Brasileiro).

Como Autor, já publicou uma obra (Impressões do Mar, 2014) e tem para publicação quase prontos um romance, um livro de contos e um livro de poesia.

Como Tradutor, a par de uma extensa experiência de tradução em várias áreas, participou na tradução, entre outras, das seguintes obras (ou parte delas): “Defesa de Cooperação Interagências (“A Cooperação entre a União Europeia e a OTAN/NATO” (págs.19 a 51)), “O Gesso” (2002), “Manual do Gesso” (2002), a par de inúmeras outras traduções para entidades oficiais, órgãos judiciais e administrativos, empresas, associações, etc.

Tem ainda diversos textos de sua autoria divulgados em blogs e em outras páginas de redes sociais, para os quais se sugere a devida consulta: