José Coriolano

prosa completa e poesias inéditas

Por José Coriolano

Metafísica, Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Poesia, Literatura Nacional, Filosofia

Esta página foi vista 638 vezes desde 12/04/2023

Nasceu na antiga Vila Príncipe Imperial, atual cidade de Crateús no Ceará. Foi político, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, sendo Deputado Provincial por duas legislaturas. Foi, também, Promotor Público em Piracuruca/PI, Juiz de Direito em Pastos Bons/MA e jornalista, tendo suas produções veiculadas na imprensa das capitais Recife/PE e Teresina/PI. É patrono da cadeira Nº 8 da Academia Piauiense de Letras (APL). Poeta, criador de mais de 250 poesias de altíssimo valor estético, lírico e literário. Autor das obras O Touro Fusco e Impressões e Gemidos. Fundador-patrono da literatura piauiense, é considerado “Príncipe dos Poetas” naquele estado. Na Faculdade de Direito de Recife/PE, inspirou e foi inspirado pelo amigo baiano e poeta antiescravagista Castro Alves. Seus restos mortais jazem juntamente com os da sua amada Maria Cisalpina Correia Lima em urna funerária da Igreja Matriz de Crateús nos confins do Sertão do Ceará.

Edição 1 (2023)
Coloração Colorido
Tipo de papel Polen

José Coriolano

SAULO BARRETO Lima Fernandes é natural de Teresina/PI tendo nascido em maio do ano de 1983. De hábitos simples gosta de correr, assistir documentários, ouvir música clássica barroca e aprecia uma boa macarronada à carbonara. Reside, atualmente, na ilha de São Luís no Maranhão onde bacharelou-se em Direito, pela Universidade CEUMA, tendo sido aprovado no XXI Exame de Ordem. Anos depois, torna-se também, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Técnico em Transações Imobiliárias – TTI pela CENFORP/MA. Concluiu, ainda, presencialmente, em 2018, o Curso Cristão RHEMA - Centro de Treinamento Bíblico (2 anos). Amante do conhecimento e cônscio de que nada sabe, cursa atualmente o 3° período do curso de História na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Iniciou sua vida pública estagiando e trabalhando na Secretaria Municipal de Educação de São Luís - SEMED e hoje atua fazendo parte do quadro público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Recentemente, alguns de seus livros foram aceitos para compor o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, além de ser um dos agraciados com a “Medalha 180 anos Brigadeiro Tibúrcio”. Saulo já configurou como organizador, autor e coautor em mais de uma dezena de obras. 1° Secretário da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão - SCL/MA, atualmente é um dos grandes estudiosos e responsáveis pelo resgate e reedições das obras de seu mais ilustre consanguíneo - o poeta crateuense José Coriolano (1829 - 1869). No prelo, organiza e comenta um livro de prosa com mais 6 poesias inéditas do referido poeta.