LOGÍSTICA DE VALORES

Por Wanderley Beraldo

Transporte, Não Ficção, Administração

Esta página foi vista 257 vezes desde 17/07/2023

Os processos envolvidos na execução das atividades da Logística de Valores pressupõem uma gestão operacional de alto desempenho, aliada a uma constante e persistente busca do risco zero, diante dos diversos cenários envolvidos.

O nível de exigência dos tomadores de serviços pela excelência da qualidade e assertividade no atendimento e pela garantia transparente de elevados níveis de segurança está cada vez mais forte e é fator preponderante na decisão do estabelecimento de parcerias comerciais.

As empresas buscam a plena execução dos seus contratos, visando à manutenção e a melhoria contínua das rentabilidades previstas e da qualidade almejada pelos clientes, sempre ao menor custo.

Os concorrentes desenvolvem práticas de mercado cada vez mais competitivas, chegando às vezes próximo ao canibalismo da própria atividade, na maratona diária da sobrevivência mercantil.

As tecnologias avançam a passos rápidos, tanto nos processos gerenciais de controle e rastreabilidade da movimentação de valores, quanto nos sistemas e equipamentos para operacionalização da logística.

Na mesma velocidade crescem os índices de violência e os percentuais de insegurança, diante da impotência dos dispositivos de segurança pública na preservação da vida e dos bens dos cidadãos.

Nesses cenários incertos e mutantes, o profissional de Logística de Valores precisa desenvolver o seu trabalho e “buscar o atingimento de metas com paixão”. Para isso é necessário deter o conhecimento da atividade com precisão cirúrgica e estar em permanente aprendizado, mesmo que “as recompensas devam ser apreciadas com moderação”.

De resto, é só arregaçar as mangas e trabalhar com afinco.

Esse nosso humilde trabalho tem a pretensão de preencher uma lacuna existente na literatura a respeito dos processos da Logística de Valores.

Edição 2 (2023)

Wanderley Beraldo

Mineiro de Andradas, onde nasceu em 1.951.

Trouxe da infância, a poesia silenciosa das montanhas mineiras, os sons das cachoeiras cristalinas e a pureza de suas águas límpidas.

Trouxe da solidão do estudo religioso em um seminário, a inspiração para os poemas mitológicos, míticos, místicos, sociais e idílicos, frutos das traduções de Vergílio, Homero, Esopo e Júlio Cesar.

Trouxe da participação nos movimentos da poesia marginal, a necessidade constante, visceral e vital da escrita.

Trouxe dos muitos trabalhos premiados, do periódico Muiraquitã, do primeiro livro publicado em 1.982 Marionetes, a consumação do casamento alquímico com a poesia.

Operário por necessidade e poeta por prazer.

Poeta alternativo. Poeta marginal.

“Ser poeta é sentir com dupla intensidade as belezas mais sutis”