Macuco no Borná

A Gestão de SST em memórias

Por Anderson Alux Bordini

Biografia e Testemunho, Engenharia E Tecnologia Ambiental, Engenharia, Engenharia E Tecnologia, Administração

Esta página foi vista 1017 vezes desde 19/09/2023

Já parou alguma vez para pensar sobre como montar um plano de trabalho ou melhor ainda, já pensou em apresentar um?

Muitas pessoas iniciam seus cargos em um novo emprego e não se tocam deste quesito. Negociar um tempo para avaliar os gargalos da empresa e apresentar um plano de trabalho com um plano de ação robusto, além de mostrar que você é organizado, também mostra que você conhece sua área e sabe que vai muito além de cumprir legislação.

Esta publicação reúne algumas de minhas principais experiências e ações coletadas durante minha carreira de engenheiro de segurança. Esta estrutura foi testada em grandes empresas (mais de 11.000 funcionários), médias empresas (pouco mais de 1.000 funcionários) e pequenas empresas de até 350 funcionários. Em todas tive êxito com algumas mudanças na rota, normal para qualquer plano de trabalho

O mais importante é que você receba este trabalho com a mente aberta. Leia com cuidado e monte o seu plano de trabalho. Não existe formula mágica, mas tento mostrar os caminhos das pedras. Acredite, pois, o resultado vem. Em um ano de implantação consegui reduzir número de acidentes em 2/3 e ao final de 3 anos zeramos as ocorrências em algumas destas empresas chegando a ficar 5 anos sem acidentes com afastamento.

ISBN 978-65-266-1258-3
Edição 1 (2023)

Anderson Alux Bordini

Anderson tem 49 anos, casado com Luciana Marqueto Bordini e juntos têm uma filha com 22 anos (Luana Bordini) e outra com 16 anos (Ana Bordini).

Engenheiro Civil (FESP - UEMG - 1996), Engenheiro de Segurança do Trabalho (Mackenzie SP), Bombeiro Profissional Civil (CT Bandeirinhas – Betim MG 2017), Mestrado em Engenharia de Produção (UNIFEI - Itajubá MG - 2005) - área temática Meio Ambiente. Especialização em História e Filosofia (Uninter – 2023).

Com mais de 120 cursos de aperfeiçoamento que vão de 3h a 80h.

Professor em Cursos técnicos em Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.

Professor em Universidades nos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia e SENAC SP. Instrutor de Bombeiros pela IBRAV.

Palestrante em Semanas da Engenharia UEMG, Seminários do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Instituto Educacional Maris Célis, SIPAT (Furnas Centrais Elétricas/ Minalba - grupo Edson Queiróz/ConstrutoraSER / Grupo Petrópolis / Construtora CMP / Votorantim Cimentos /Heineken).

Auditor de SSMA, Perito Judicial e Assistente Técnico em processos de insalubridade e periculosidade.

Voluntário em asilos, creches, orfanatos, hospitais como Palhacinho de Hospital pelo Expresso Alegria em Passos MG

Desempenhou cargos de Coordenação e Gerência em empresas como Santa Casa de São Paulo, Accor Hotels , SENAC SP, Votorantim Cimentos e Votorantim Metais, VALE. E, está a 9 anos na Seara Alimentos Ltda, Grupo JBS, maior empresa de proteína animal do Globo.