Memória Documentada

Grupo de Reisado D. vitória, Baixão de Zé Preto - Irecê, Ba.

Por Indira Bastos de Souza Lima

Universidade, Pesquisa, Antropologia, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 442 vezes desde 17/02/2022
Coloração

Esta é a apresentação no formato livro do Trabalho de Conclusão de Curso defendido por Indira Bastos de Souza Lima, em 2016, para obtenção do título de Bacharela em Museologia, ofertado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, sob a orientação da Dra. Suzane Pinho Pepê. Onde a autora identifica a tradição do Reisado como uma manifestação da cultura e memória presente em quase todo território brasileiro. Trata-se da documentação da manifestação cultural do reisado realizada pelo grupo D. Vitória do Baixão de Zé Preto, na cidade de Irecê, BA. Busca compreende como se dá o seu sistema de representação e de significação, coletivamente construído, partilhado e reproduzido ao longo do tempo, empregando metodologias de pesquisa das Ciências Sociais Aplicadas e da História. Baseia-se em pesquisa bibliográfica e dados colhidos em campo, por meio de observações, entrevistas e registros audiovisuais e fotográficos. O trabalho conclui que a celebração do reisado é uma manifestação cultural, transmitida de geração a geração através da prática, oralidade e observação de seus detentores, guardiões dessa cultura, completa de valores simbólicos. Identifica, portanto, seu caráter representativo como uma manifestação da cultura do nordeste do Brasil, historicamente relevante, sujeita a registro e reconhecimento como Patrimônio junto aos órgãos competentes.

Edição 2 (2023)
Tipo de papel Polen

Indira Bastos de Souza Lima

Sou bacharela e Museologia pela Universidade Federal do Reconcavo Baiano (UFRB) e mestranda em História no programa de Pós Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras - PPGEAFIN, ofertdo pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). A manifestação cultural do Reisado é meu objeto de pesquisa acadêmico.

Resido na zona rural de Irecê, trabalho no campo e com apicultura.

Sou mãe de uma criança de 6 (seis) anos.

Trabalho com artesanto e propagação de mudas de plantas ornamentais e nativas da caatinga.

Militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Nas horas de desvaneio atrevo-me ser poeta.