Não se esqueçam de nós

Por Ronaldo Carvalho de Sousa

Histórico, Memórias Pessoais, Ferrovias, Transporte, Biografia

Esta página foi vista 581 vezes desde 12/10/2021

Foi no final do segundo império que começou a ser implantada a ferrovia no Brasil. Nessa ocasião, muitas empresas ferroviárias foram implantadas em vários locais. Sempre iniciando em um porto e avançando para o interior. À medida que a ferrovia ia avançando pelos diversos rincões, em torno das estações e oficinas surgiam povoados, comunidades, vilas e cidades. Uma bem definida estratificação social com as pessoas interligadas em uma convivência onde eram notórias as desigualdades socioeconômicas. Mas também, criaram-se riquezas, oportunidades e difundiu-se o conhecimento. Muitas profissões eram aprendidas dentro das empresas ferroviárias. Os pioneiros implantaram uma grande obra, apesar de todas as adversidades. Todavia deixaram um legado de prosperidade do qual usufruímos até hoje. Neste livro, abordamos estes e outros aspectos da vida dos ferroviários. Com foco a partir da segunda metade do século XX, a época testemunhada por mim. Quero contar uma história que, ao mesmo tempo, entretém e informa. Que fará rir e refletir.

Normalmente os livros com essa temática só abordam as questões meramente técnicas, geográficas ou históricas. Aqui, abordaremos questões como a vida das pessoas na empresa e nas comunidades, seus usos e costumes. Aspectos da nossa rotina, alguns cenários nos quais vivi, alguns personagens com quem convivi quase minha vida inteira. A narrativa deste livro busca resgatar alguns fatos esclarecedores de nosso passado comum e que correm o risco de permanecerem ocultos.

Edição 2 (2021)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Ronaldo Carvalho de Sousa

Mineiro de Belo Horizonte, Brasil. Engenheiro Civil com larga experiência em ferrovia, especializado em Via Permanente. Nascido em uma família de ferroviária e convivido com a rotina da Central do Brasil, Rede Mineira de Viação e Rede Ferroviária Federal S.A.

Publicações relacionadas