O Diário da Senhorita mA

Por Isaías Oliveira

Literatura Nacional, Filosofia

Esta página foi vista 4892 vezes desde 12/12/2011

O Diário da Senhorita mA relata uma história que não foi contada. Trata do achado de um velho diário numa casa extremamente pobre o qual, ao contrário de contar anotações de uma vida, nada continha a respeito dessa misteriosa senhorita. A partir das páginas em branco, e do ambiente em que se dá o achado, o autor constrói em bases filosóficas uma possível história para a Senhorita mA.

Edição 1 (2011)

Isaías Oliveira

Isaías Oliveira, 57 anos, jornalista com 35 anos de profissão (1976-2011), tendo exercido durante 20 anos atividades de assessoria de imprensa e cargos públicos. Durante os anos 70 militou na política de esquerda no MDB e foi articulista no jornal “A Notícia”, de Manaus, onde trabalhou dois períodos sob censura prévia.

Em 1977 participou da fundação da Sociedade de Defesa das Artes e das Tradições do Amazonas (Sepam) ao lado de artistas como os pintores Moacir Andrade e Afrânio de Castro, os poetas Jorge Tufic e Aníbal Beça, o escritor Anthístenes Pinto. Em 1981 escreveu, em parceria com o também jornalista Plínio Valério, “Sem Raízes”, uma crítica social ao modelo econômico Zona Franca de Manaus, peça encenada no mesmo ano no Teatro Amazonas.

Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo de temas amazônicos, sobretudo a cultura e o saber tradicional dos povos da floresta, com quem teve convívio desde a infância, nas viagens com o pai para extração de madeira nos confins da floresta e na juventude, como membro de grupos de caça e pesca na Amazônia.

Escrito há 13 anos, o romance “A Dimensão dos Encantados” é uma reflexão do autor encarnando dois personagens verdadeiros, pessoas que existiram no contexto da aventura e que realmente a viveram; e acreditaram em tudo o que viveram, criando, a partir dessa crença, uma verdade absoluta.

Além de A Dimensão dos Encantados possui pronto O Diário em Branco, e poemas e contos ainda por organizar para edição. A veia poética surgiu na convivência com o poeta Thiago de Mello, em seu retorno do exílio, de quem se tornou o primeiro novo amigo em sua chegada a Manaus.

Contato:

Nome: Isaías Nascimento de Oliveira.

End.: Rua Bagdá nº 6 – Lot. Campos Salles, Tarumã

CEP 69021-390 - Manaus/AM.

Tel.: (092) 8124-0749.

E-mail: isaiasndeoliveira@gmail.com