O espaço social e a violência contra a mulher

Repetições históricas no município de Jaboatão dos Guararapes - PE.

Por Viviane da Silva Santos

Geografia Humana, Estudo Das Minorias, América Latina, Geografia E Historia, Educação, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 187 vezes desde 08/09/2023
Coloração

Este livro analisa e discute o problema da violência contra a mulher a partir do Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) e de sua espacialização no município de Jaboatão dos Guararapes – PE. Esse tipo de crime se estabelece nas mais diversas sociedades, classes sociais, raças e etnias, sendo complexo por seus processos estruturais. A violência contra a mulher precisa ser compreendida por áreas multidisciplinares, incluindo aí a Geografia, para identificar como esse tipo de crime se espacializa e para entender a relação dos sujeitos envolvidos no contexto socioespacial em que estão inseridos. As análises teóricas e empíricas contribuíram para compreender que as estruturas espaciais interferem na incidência do crime e, sobretudo, que as construções de gênero participam da definição das desigualdades sociais em que as mulheres estão inseridas, determinando os crimes praticados contra elas. Por ser complexo, urgente e multidisciplinar, o crime de violência contra a mulher precisa ser discutido e pensado por toda a sociedade para que todos possam identificar, compreender e combater as ocorrências dessa prática socialmente desigual e injusta contra a mulher e contra os direitos humanos.

Edição 1 (2023)