O Legado da FAB

Por Helcio Estrella

Aviação, Turismo, Transporte

Esta página foi vista 158 vezes desde 26/10/2023

Além do horizonte dos aviões KC-390, E-190-2 e E175-E2)

Ao enunciarmos a sigla FAB muitos se lembrarão de Força Aérea Brasileira, de seu passado

de glórias conquistado na campanha dos aliados na Itália na 2ª. Guerra, ou de seus feitos civis na expansão e consolidação da civilização a todo o território brasileiro, traduzidas estas na criação do

CAN - Correio Aéreo Nacional, com suas linhas de integração nacional ou mesmo da aviação comercial, que permite hoje a um brasileiro deslocar-se em 3 horas de São Paulo ou Rio de Janeiro até Fortaleza, Belém ou Manaus.

Grande parte, porém, pouco sabe sobre sua outra enorme contribuição ao desenvolvimento nacional, através de criações como o do complexo CTA/ITA, que nos permite ter hoje a 3ª maior indústria mundial de aviões a jato (EMBAER), e do complexo conhecimento que dominamos no campo da engenharia aeronáutica e de computação, beneficiando a indústria automotiva e outros campos, inclusive o da agropecuária (o do avião agrícola). Mostra também a criação de uma das maiores redes de aeroportos comerciais, a formidável rede de aeroclubes que ajudou a formar mais de 50 mil pilotos civis para a aviação comercial e muito mais.

Este livro mostra a rica herança civil ao País de uma instituição militar.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Couche 90g

Helcio Estrella

Meu Nome é Marcia sou responsavel pela guarda dos livros do autor Helcio Estrella (In Memoriam)