O mito do Comando Vermelho

Por Fábio Souza Lima

Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Filosofia

Esta página foi vista 9216 vezes desde 07/12/2011

O mito do Comando Vermelho em Manguinhos e no Rio de Janeiro é um mergulho na história do Brasil e na formação ideológica dos brasileiros.

Para isso, o texto nos remonta aos conflitos sociais do início do século XX, quando o país iniciava seu processo de industrialização e quando, ainda por conta do final da escravatura, recebia milhares de imigrantes europeus que desembarcaram aqui, tendo nas malas e nas mentes o comunismo e o anarquismo. Daí, para entendermos as bases ideológicas em conflito no país, realizamos uma apreciação de suas matrizes, trazendo à tona exemplos históricos claros de seus antagonismos.

Para as décadas seguintes, através de um estudo bem documentado, abordamos o funcionamento dos presídios no período da ditadura civil-militar brasileira. A divisão entre presos comuns e presos políticos, as influências, e a origem de um grupo de presos com regras próprias de convivência dentro de um inferno apelidado de Paraíso.

Armados desses conteúdos, podemos continuar pela história até o final da ditadura, onde exploramos a deliberada identificação do vermelho comunista a uma nova facção criminosa que começa a surgir no Rio de Janeiro. Trazemos a tona uma série de entrevistas e citações de jornais da época, evidenciando a necessidade da direita em usar a imprensa para impor uma verdade à sociedade brasileira.

Por fim, ao compreendermos que o medo funciona como forma de controle social, poderemos entender a realidade em que vivemos, desvelando os verdadeiros problemas e propondo soluções radicais que vão muito além do paliativo.

ISBN 978-85-913002-0-4
Edição 1 (2011)

Fábio Souza Lima

Fábio Souza Lima. Historiador formado pela Universidade Federal Fluminense. Filósofo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduado em políticas públicas em espaços educacionais e mestre e doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Professor. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: política, violência, estado, economia e controle social. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Política, Filosofia Social e metafísica. Experiência também em ensino na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação.

Café, História e Filosofia (Página dedicada ao Ensino): www.cafehistoriaefilosofia.com.br

Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100002955604539

Leia um subcapítulo do livro:: http://pt.scribd.com/fullscreen/75118610?access_key=key-1zb2cbyo5ulgegxwhxc4