O Quarteto Fantástico

Metodologias ativas de ensino

Por Ramão Luciano Nogueira Hayd

Universidade, Liderança, Educação / Administração, Educação, Desenvolvimento Humano, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 900 vezes desde 30/08/2021

Durante esse tempo de isolamento social eu busquei soluções ou fiquei ansioso esperando que alguém com uma “luz” iluminasse esse caminho da educação e viesse com a solução para “meu” problema?

Creio que se sua resposta foi sim em algum desses questionamentos precisamos conversar. Mas antes podemos refletir acerca do processo educacional que desejo influenciar para uma educação brasileira eficiente, pelo menos do ponto de partida de lançar uma semente em seu coração com quebrantamento suficiente para as “mudanças/evoluções” estratégicas na educação.

Após essa breve reflexão... não digo nem breve, mas intensa, pois acredito que assim como eu, você também ficou interessado no assunto e quer buscar “solução/direção/visão” para garantir um processo de ensino-aprendizagem mais eficientes em sua sala de aula.

Edição 1 (2021)

Ramão Luciano Nogueira Hayd

Doutor em Ciências pela FIOCRUZ e apaixonado pelo ensino e pesquisa. Desde cedo começou a trilhar os caminhos da educação e pesquisa. Estudioso na área do comportamento humano, aprendeu sobre a técnica da escutatória e nunca mais abandonou. A amor pelo ensino foi repassado pela sua mãe, que também educadora trilhou por esses caminhos há mais de 40 anos. Visionário na área de sociobiologia onde seu foco é o estudo do comportamento humano.

O Autor tem experiência de mais de 20 anos com metodologias ativas de ensino como Aprendizado Baseado em Problemas PBL, World Café, Sala de Aula Invertida e Fishbowl. Experiência em construção de problemas e processo de avaliação cognitiva (somativa e formativa).

O autor tem experiência em Saúde Pública com foco na Atenção Básica de Saúde e controle de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti.