Os Amemoriados

Por Filipe Saboya Santos

Ficção Científica, Engraçado, Aventura, Realismo Fantástico, Humor, Ficção

Esta página foi vista 765 vezes desde 14/03/2022

"Os Amemoriados" é uma parábola sobre o momento atual em que vivemos. O que não quer dizer muita coisa, já que sempre estamos vivendo um momento atual a todo momento, que tende a ser igual aos momentos vivenciados anteriormente, mesmo que diferente. A verdade é que se trata de uma novela de ficção científica e humor sobre uma sociedade distópica em que ninguém diz a verdade (o que não chega a ser tão distópico assim). Mas o fato é que as pessoas não seriam capazes de dizê-la, mesmo que quisessem. Até porque não lembram muito bem dela. Além disso, como uma boa sociedade distópica, a trama é composta por uma empresa maligna, um Estado ditatorial, um grupo de revolucionários, um protagonista que não faz ideia do que está fazendo com a sua vida e um sol falsificado que esbraveja obscenidades para quem quiser — ou, mais precisamente, não quiser — ouvir.

"O livro retrata, com o uso de metáforas, figuras e muito humor, tudo que se passa na sociedade da tecnologia e do cansaço em que vivemos, ao mostrar a impessoalidade causada pelas redes, a mercadologização de tudo e todos, o “parece ser” sobreposto ao “ser” e o retrato de uma época ao mesmo tempo moral e imoral".

João Vicente Dias Veras

Edição 1 (2022)