Panorama e soluções para a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos

Por José Augusto das Graças

Não Ficção, Literatura Nacional

Esta página foi vista 821 vezes desde 24/06/2021
Coloração

O objetivo deste livro é apresentar, de forma sucinta, características e volume da geração dos resíduos sólidos nos países ricos, médios e baixa renda, projeções/estimativas de aumento populacional, proporcionado pelo êxodo rural, que contribuirá para o crescimento do número das megacidades e a necessidade de implementar ações/alternativas de gestão sustentável dos resíduos, alinhada ao ODS 11.6.

A preocupação com o tema é enorme e muitos países implantaram tecnologias de coleta e diminuição dos resíduos destinados aos aterros sanitários, mecanismo de tarifação mais justa, economia circular e tecnologia para minimizar os efeitos danosos ao meio ambiente, cujos exemplos serão apresentados nesse livro.

ISBN 978-65-002-5629-1
Edição 1 (2021)

José Augusto das Graças

José Augusto das Graças – CAU A14596-3

Consultor Certificação Lixo Zero e Sistema PAYT – Pay As You Throw.

Conselheiro CAU/SP.

Servidor Público, lotado na Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento de Santana de Parnaíba, na área de resíduos sólidos, nomeadamente, resíduos de materiais recicláveis.

Responsável pela implantação do projeto de coleta seletiva nas secretarias, localizadas na área central e envoltóría, iniciado em junho de 2019.

Representante do municipio, junto ao Programa Estadual, de cunho ambiental, intitulado Programa Município VerdeAzul - PMVA

Participação, em equipe técnica, na elaboração do PMGRS e o processo de revisão, em andamento.

Conselheiro na ABEAA – Associação Bandeirante de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Santana de Parnaíba

Formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1987, e reconhecimento de grau pela Universidade de Coimbra, em 2007. Mestrado em Construção e Reabilitação Sustentáveis pela Universidade do Minho, em 2012, com reconhecimento de Grau pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 2014.

Gestão de Resíduos Soluções: www.gestaoderesiduossolucoes.com.br