PARA JAMAIS NOS ESQUECERMOS

Por JOÃO BATISTA PONTES

Presidentes E Chefes De Estado, Historiografia, Educadores, Literatura Nacional, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 1236 vezes desde 27/02/2024

NOTA DO EDITOR

É com grande entusiasmo que apresento a obra monumental de João Batista Pontes, intitulada "Para Jamais Nos Esquecermos". Este compêndio de artigos e análises incisivas mergulha nas complexidades da realidade brasileira durante os anos tumultuados do governo Bolsonaro.

Pontes, um servidor aposentado do Senado, traz à luz uma compreensão singular das questões orçamentárias e institucionais que moldam o cenário político nacional. Ao longo das páginas deste livro, sua voz ressoa com coragem e autenticidade, enfrentando os desafios e as controvérsias que permeiam nosso contexto político atual de frente.

Com uma determinação inabalável, Pontes não se limita a criticar; ele também oferece perspectivas e soluções para os problemas urgentes que afligem nossa sociedade. Seus escritos abordam temas que vão desde a desigualdade social até a integridade da democracia, proporcionando uma análise profunda e provocativa que convida à reflexão e à ação.

Além de sua coragem intelectual, Pontes demonstra uma notável resiliência diante das adversidades políticas e ideológicas que enfrentou ao longo de sua jornada. Sua franqueza e sua dedicação à verdade são um testemunho de sua integridade e compromisso com o bem-estar do povo brasileiro.

"Para Jamais Nos Esquecermos" não é apenas uma obra de crítica política; é um chamado à consciência cívica e à defesa dos valores democráticos. Que este livro sirva como um farol de inspiração para todos aqueles que buscam construir um Brasil mais justo, inclusivo e democrático. Que jamais nos esqueçamos das lições aqui ensinadas e que lutemos incansavelmente por um futuro melhor para nossa nação.

POR EVAN DO CARMO

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

JOÃO BATISTA PONTES

Nasci em Nova Russas, Ceará, em 24 de junho de 1946. Em 1960, aos 14 anos de idade, mudei-me para Brasília. Fui um pioneiro na construção de Brasília como servidor público da NOVACAP e do Governo do Distrito Federal, no período de 1961 a 1975, onde exerceu vários cargos em comissão na área administrativa.

Sou formado em Geologia pela Universidade de Brasília, turma de 1974, e em Direito, pelo Centro Universitário IESB, turma de 2015. Como geólogo, trabalhei na exploração mineral nos Estados de Goiás, Bahia, Paraná, Rondônia e Amazonas, de 1975 a 1987. Posteriormente, de 1988 a 1996, atuei também nas áreas de planejamento e gestão ambiental, no Estado do Paraná.

Em 1997, por meio de concurso público, fui admitido no Senado Federal no cargo de Consultor Legislativo – área de Orçamento Público, onde permaneci até dezembro de 2010, quando passei à inatividade.

Nos últimos anos tenho me dedicado à atividade literária, sendo autor dos seguintes livros:

“Tantas Despedidas – Ensaios e Reflexões”. Guerra Editora – Brasília, 2013, 107 p..

“No Caminho, Sempre a Caminhar – Ensaios Socioeconômicos e Políticos”. All Print Editora, São Paulo, 2018, 202 p.

“Devaneios – Ensaios Poéticos e filosóficos”. All Print Editora. São Paulo, 2018, 114 p.

“Menino do Sertão – Uma Saga de Fortes”, Drago Editorial, Rio de Janeiro, RJ, 2021, 267 p.

Em Co-autoria com os colegas formadas nas turmas de 1974/1975 da UnB::

“Trilhas Geológicas – Pelos Meandros de Labor e de Emoção Construídos pelos Geólogos Egressos da UnB, das Turmas de 18974-1975”. Editora Kelps. Goiânia – Go, 2014.

Nos últimos anos tenho me dedicado também a escrever artigos de opinião, publicados em jornais de Brasília e do Ceará, especialmente no portal Brasília Capital (bsbcapital.com.br). Atualmente os seus artigos estão sendo também publicados no site democracia política e novo reformismo (https://gilvanmelo.blogspot.com/).