PENSADORES, CONCEITOS E MINHAS REFLEXÕES.

FILOSOFANDO

Por ANTONIO SILVA MARQUES

Esta página foi vista 3152 vezes desde 31/01/2012

Este livro quer, antes de mais nada, levar o leitor a pensar sobre coisas e conceitos inerentes à sua realidade e que, muitas vezes, passam despercebidos. Ele pretende ajudar na reflexão crítica de diversos assuntos, como, por exemplo, amor, conhecimento, teorias, filosofias, morte, sociedade, alma, predestinação, questões abstratas e questões empíricas etc. A lógica desta obra está em seguir um raciocínio que o autor denomina "dicionarístico", ou seja, a partir de conceitos contidos em dicionários de filosofia começa-se o desenrolar das reflexões. E, antes de querer apresentar respostas para qualquer questão, a intenção é de criar mais ainda questões, ou seja, a resposta de todas as questões dependerão, principalmente, do próprio leitor. Esta, talvez, seja a maior contribuição de Sócrates (c. 470-399 a.C.) de que o conhecimento está dentro de cada um, ou seja, ao responder perguntas certas e lógicas, o próprio interlocutor consegue chegar a respostas verdadeiras. E se a intenção de todos nós é a busca da verdade, cabe a nós descobrirmos estas verdades que compõe o Todo.

Edição 1 (2012)

ANTONIO SILVA MARQUES

Formado em Filosofia e professor na rede pública de educação do Estado de São Paulo, nas disciplinas de História e Filosofia. Gosta de escrever poemas, livros infanto-juvenis e livros relacionados a assuntos filosóficos e pedagógicos.

Publicações relacionadas