POLICIAIS: HERÓIS & HUMANOS

12 Histórias sob a perspectiva de um policial.

Por ROGERIO DIAS BASTOS

Estudo Dos Homens, Criminologia, Entretenimento, Drama, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 824 vezes desde 08/01/2023

Este singelo livro tem, por escopo principal, trazer a lume das forças de segurança e da sociedade em geral, as dificuldades de atuação durante a atividade essencial de segurança pública.

Os casos relatados são instigantes, didáticos e fictícios, porém baseados e inspirados em casos reais, e todos foram vivenciados pelo autor em seus mais de vinte e seis anos de labuta na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A atividade policial é instigante.São inúmeros os desafios diários, e nunca, absolutamente nunca, um dia de serviço operacional é exatamente igual ao outro; não existe rotina. Com efeito, os policiais militares, diuturnamente, atendem pessoas das mais diversas classes sociais, etnias, credos, raças, opções sexuais, dentre outras peculiaridades, idiossincrasias e diversidades que existem e devem ser respeitadas em uma sociedade democrática.

A sociedade em geral terá a oportunidade de entender e vivenciar, através das histórias policiais narradas, as dificuldades dessa honrada profissão que jura proteger o outro, mesmo com o sacrifício da própria vida; sem viés político, partidário e/ou ideológico, somente sob a ótica de um profissional de polícia de carreira.

Por que, afinal, somos policiais heróis & humanos?

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

ROGERIO DIAS BASTOS

Rogerio Dias Bastos, natural de São Paulo/SP, é casado e pai dos gêmeos Matheus e Murilo. Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atualmente ocupa o posto de Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Formado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), é bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), pós-graduado “lato sensu” em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito (EPD), e mestre em Ciências Policiais e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos e Segurança (CAES) da PMESP. Possui diversos cursos de especialização, tais como: Força Tática, Gerenciamento de Crise, Direitos Humanos, Técnicas de Menor Potencial Ofensivo, Polícia Judiciária Militar, Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco e Polícia Comunitária.

Na Polícia Militar desempenhou diversas funções, dentre elas: Comandante de Força Patrulha, Comandante de Pelotão de Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (“Dois de Ouro”), Oficial de Plantão de Polícia Judiciária Militar e Disciplina, Comandante de Companhia de Polícia de Batalhões de Área, Coordenador Operacional de Batalhão de Área. Atualmente exerce a atividade de Subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.

Lecionou por diversos anos na Escola Superior de Sargentos. Atualmente é instrutor de Direito Penal na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, e de Direito Penal Militar na Escola Superior de Soldados da PMESP.

https://instagram.com/rogeriod.bastos?igshid=NGExMmI2YTkyZg==: https://instagram.com/rogeriod.bastos?igshid=NGExMmI2YTkyZg==