Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural

Por Academia Caxambuense de Letras

Artes Cênicas, Literatura Nacional, Poesia

Esta página foi vista 1657 vezes desde 05/12/2020

Impedidos pela Pandemia de atuar, presencialmente, na divulgação da Cultura, Arte e Literatura, através de palestras e atividades em Escolas, discussões sobre obras de grandes escritores nacionais e estrangeiros, recitais e leituras em praças públicas; objetivos primordiais da entidade, nós , da Academia Caxambuense de Letras, sentíamo-nos tolhidos, isolados; até que nosso criativo Presidente, Leandro Campos Alves, escritor e poeta, propôs que divulgássemos nossos poemas on-line , por meio de vídeos, que gravaríamos individualmente e ele ficaria responsável pela publicação dos mesmos no site da Academia.

A ideia não parou aí. Em acordo com os demais acadêmicos, Leandro resolveu convidar outras instituições literárias a participarem, com o intuito de estreitar relações entre escritores e amantes da Literatura. Assim nasceu o Primeiro Sarau Literário Integração Cultural com o objetivo de divulgar a poesia, a música, a arte em geral, integrando instituições e revelando talentos. Atenderam, prontamente, o convite da Academia Caxambuense de Letras:

Academia Mineira de Belas Artes (AMBA),

Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS),

Grupo Prosa e Verso de Itanhandu,

Notícias do PICU,

Casa do Escritor,

Companhia Cultural Virginense,

Associação de poetas e escritores do Sul de Minas (APESUL),

Academia Matozinhense de Letras, Ciências e Artes (AMALETRAS),

Grupo Literário Fonte das Letras de São Lourenço,

Casa da Cultura de Passa Quatro,

Luminescence Académie Française.

O motivador projeto rendeu-nos um festival de belezas literárias de grande significância para a Cultura Regional, conquistando novos horizontes e revelando novíssimos talentos, além de amenizar e tornar mais suportável esse período de Pandemia, porque, mesmo sem conhecer todos os participantes, nos tornamos uma família, irmanados pela emoção expressa em versos.

Maria do Carmo Figueiredo Paiva

Fundadora da Academia Caxambuense de Letras

Cadeira quatro: Patrono Mário Milward

Edição 1 (2020)
Tipo de papel Couche 90g

Academia Caxambuense de Letras

A Academia Caxambuense de Letras foi fundada em 1º de julho de 2001, ano do centenário da criação do Município.

Dois anos após sua instituição, promoveu, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, o 1º Encontro Mineiro de Arte e Poesia, como parte integrante do 36º Congresso Sul Mineiro de Odontologia.

Com 11 anos de existência, tem participado ativamente da vida cultural da cidade e da região, fazendo acontecer concursos literários, sessões dedicadas à literatura e à música, cursos e palestras nas escolas.

Foi declarada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1.812, de 28 de novembro de 2007.

Para comemorar os 10 anos de fundação, a entidade realizou sessão solene, na qual foram admitidos três novos acadêmicos. O evento contou com a participação especial da Academia Teresopolitana de Letras, ocasião em que os integrantes daquela instituição apresentaram números literários e musicais, abrilhantando a solenidade.

A Academia Caxambuense de Letras é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem, como finalidades, além do cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira, o incentivo à produção literária, artística e científica na comunidade caxambuense.

Entre seus objetivos estão também o estabelecimento de parcerias com instituições educacionais da rede pública e privada, em benefício do cultivo da língua portuguesa, da literatura brasileira e das ciências, bem como o incentivo à recuperação e preservação da memória histórica do Município.

A entidade tem 20 cadeiras, cada uma com seu respectivo patrono, e que são preenchidas por acadêmicos titulares.

A escolha de um novo titular é precedida da verificação da existência de cadeira vaga. Divulga-se, então, um edital para a inscrição de candidatos, apresentando, cada um, seu currículo. Uma comissão de acadêmicos titulares dará o parecer sobre as inscrições. Por voto secreto da totalidade dos titulares, é escolhido, então, o candidato que ocupará a vaga.

Em 2012 foi elaborado e votado o novo Estatuto.

A Academia Caxambuense de Letras em parceria com a Associação Minas das Geraes [que tinha como duas das responsáveis as também Acadêmicas Ana Laura Diniz e Esther Lucio Bittencourt], receberam no Espaço Kaleidoscópio, em Caxambu-MG, os autores Fal Azevedo e Aníbal Bragança. As palestras dos convidados, precedidas de apresentação de música erudita, contaram com viva participação dos presentes que lotaram a sala. Seguiu-se noite de autógrafos.

Ainda em conjunto com a Associação Minas das Geraes, a Academia deu seu apoio às gestões da Escola de Samba Império Serrano, que teve Caxambu como tema em 2013. As pesquisas da Acadêmica Esther Lucio Bittencourt e a sinopse por ela elaborada foram um valioso subsídio para a letra do samba enredo.

A iniciativa da Império Serrano foi um poderoso instrumento de divulgação do nome de nossa cidade e de nossas águas minerais, em âmbito nacional e internacional.

Por Esther Lucio Bittencourt

Academia Caxambuense de Letras: https://academia-caxambuense-de-letras.webnode.com/