Quarentena Literária - Contos, crônicas e poesia, em tempos de caos e pandemia

Relacionamentos, História Alternativa, Poesia, Humor, Ficção

Esta página foi vista 1099 vezes desde 03/01/2022
Coloração

Este livro é uma antologia que reúne boa parte do conteúdo de um projeto literário criado no início do ano de 2019, originalmente em meu Instagram (@robson.felix), intitulado Projeto Pensamento Soltos.

O Projeto Pensamentos Soltos nasceu da certeza de que só há uma estrada capaz de exercitar a criatividade de um escritor.

E esta estrada é pavimentada por letras e mais letras.

Afinal, é senso comum que só a prática leva à perfeição, não é mesmo?

Além de ter sido um ótimo laboratório para a minha criatividade, regularidade e concisão mental, escrever diariamente foi um excelente processo terapêutico, capaz de me manter (mais ou menos) estável em meio ao caos que o mundo se tornou a partir do início do ano de 2020.

Ao perseguir a ambiciosa meta de postar um conteúdo escrito por dia, por pelo menos um ano, nos ínfimos 2.220 caracteres que constituem a legenda do famoso aplicativo de imagens da Meta (Facebook), eu me certificava de estar trabalhando os músculos que compõem o meu corpo literário.

Porém, para que a ideia funcionasse a contento eu me flagrei escrevendo diretamente no aparelho celular, bem mais que um texto por dia, visando garantir uma “frente” de conteúdos novos a serem utilizados em postagens futuras, principalmente nos dias em que a inspiração não me visitava.

No início, confesso, foi bastante complicado administrar este processo de catar assunto.

Não só a rotina de escrita não fluía, como os insights criativos não aconteciam com a diversidade e a frequência imaginada por mim, de forma a garantir a manutenção de longo prazo do Projeto Pensamentos Soltos.

Porém, com o “andar da carruagem”, passei a ser estimulado por todo e qualquer evento que me surpreendia ao longo de dias comuns, incluindo-se aí a quarentena fruto da pandemia do COVID-19.

Durante todo este processo aprendi a usar o bloco de notas do celular a meu favor, anotando fragmentos de textos, pensamentos fortuitos e palavras soltas, o que destravou o meu processo de criação e aliviou, de uma vez por todas, o gargalo das publicações diárias dos conteúdos escritos inéditos.

Em resumo: este livro é uma seleção do material publicado dentro do Projeto Pensamentos Soltos ao longo do período de 21/02/2019 a 25/08/2020.

Todos os textos selecionados para esta antologia foram revistos e (eventualmente) ampliados por mim especialmente para esta edição (o que não me exime de eventuais erros grosseiros), de forma muito amorosa, buscando preservar todo o aroma, frescor e a leveza criativa da época de sua concepção original.

Compartilho este material, agora, com o intuito de homenagear as milhões de vidas ceifadas até o momento, no Brasil e no mundo, por esse malfadado vírus; além de buscar ajudar a todos nós a aliviar um pouco da angústia e culpa por termos sobrevivido aos nossos entes queridos.

É isso!

No mais, só me resta agradecer a você por compartilhar comigo este momento único, sagrado, do universo...

Desejo a todos uma ótima leitura!

ISBN 978-85-69840-59-6
Edição 3 (2022)
Acabamento Capa dura
Tipo de papel Polen

Robson Felix de Almeida

O publicitário Robson Felix de Almeida fez sua estreia na literatura em 2015, quando do lançamento de Flor de Sal - Memórias de um hedonista.

Em 2018 o autor publicou, pela Amazon, uma pretensiosa antologia digital de textos românticos, intitulada: Lacrimejando - O Guia definitivo do amor.

Em 2019 Robson Felix de Almeida se desafia a publicar um conteúdo escrito por dia, em seu próprio instagram (@robson.felix), por pelo menos um ano. Assim nasceu o PROJETO PENSAMENTOS SOLTOS, que é a base da série de antologias QUARENTENA LITERÁRIA, já disponível no CLUBE DE AUTORES.

Publicações relacionadas