Recepções teóricas no Direito Constitucional Brasileiro

Por Leonam Liziero e João Paulo Allain Teixeira

Constituição, Constitucional, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 205 vezes desde 05/01/2024

"Recepções Teóricas no Direito Constitucional Brasileiro" oferece uma análise profunda e abrangente do panorama jurídico brasileiro, dividindo-se em três partes cruciais. A primeira parte, "Pensamento Jurídico: Bases Teóricas do Positivismo Jurídico", mergulha nas fundações do pensamento jurídico positivista, fornecendo um contexto sólido para a compreensão das influências estrangeiras no cenário legal brasileiro.

A segunda parte, "Recepções e Adaptações Teóricas no Constitucionalismo Brasileiro Após 1988", explora as mudanças significativas no cenário constitucional do país desde a promulgação da Constituição de 1988. Os treze capítulos detalham como ideias estrangeiras são assimiladas, adaptadas ou, em alguns casos, mal interpretadas dentro do contexto brasileiro, oferecendo uma visão crítica e esclarecedora.

A terceira parte, "Ideias Aplicadas", aprofunda-se nas implicações práticas das teorias examinadas anteriormente. Ao conectar as teorias estrangeiras ao cenário jurídico brasileiro, o livro lança luz sobre como essas ideias moldam e influenciam as práticas jurídicas no país.

"Recepções Teóricas no Direito Constitucional Brasileiro" é uma obra essencial para estudiosos, profissionais e estudantes de direito que buscam compreender as complexas interações entre as correntes teóricas estrangeiras e o contexto constitucional brasileiro, destacando a importância dessas influências no desenvolvimento da jurisprudência nacional.

Edição 1 (2024)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Polen

Leonam Liziero e João Paulo Allain Teixeira