Rio Claro

a história oculta de um enclave no Sertão Cayapó (1850-1950)

Por Renã Dhieiby do Nascimento

Civilização, América Latina, Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 207 vezes desde 03/01/2024

A obra “Rio Claro” é um mergulho envolvente na riqueza literária do autor, proporcionando uma experiência cativante no universo da história. A narrativa central desta obra mergulha nas origens de Iporá/GO, explorando a formação sociocultural nos sertões dos rios Claro e Caiapó. O texto propõe uma reflexão sobre a escrita da história, destacando a importância de superar estigmas e estereótipos.

“Rio Claro” revela a formação da municipalidade de Iporá, onde acasos, acidentes e escolhas resultam em uma cidade rica em contribuições culturais, geográficas e sociais. Fruto de intensas pesquisas em jornais do século XIX e início do século XX.

A obra enfatiza o orgulho de ser iporaense, convidando o leitor a vivenciar as peculiaridades dessa localidade. O texto é embasado em extensa pesquisa, incluindo referências bibliográficas e fontes históricas que enriquecem a narrativa.

Rio Claro é sem dúvida leitura obrigatória para todo aquele que intenta conhecer e entender a ocupação, a apropriação e a formação de Iporá.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen