Sinestesia

Por Egberto Vital

Poesia, Literatura Nacional, Diversos

Esta página foi vista 355 vezes desde 14/11/2023

Sinestesia foi o livro de estreia do poeta e contista paraibano, Egberto Vital, autor de "Rasgos Poéticos" (Arribaçã, 2023). Publicado de forma independente em 2011, volta agora, em 2023, em uma segunda edição - revisada e modificada pelo autor. Focando a beleza do ato sexual e fugindo dos pressupostos de que o sexo é pecado, a obra exibe, numa linguagem contemporânea, o corpo em todos os seus limites, como um fruto que deve ser saboreado de todas as formas para que se possa sentir todos os sabores que podem proporcionar o encontro de corpos. Descrevendo as mulheres (e porque não pensar em homens também?) com os quais o sujeito-poético se relaciona, Egberto Vital faz com que o leitor se transponha para dentro de sua poesia e sinta as sensações descritas, daí a escolha por sinestesia.

ISBN 978-65-00-86283-6
Edição 2 (2023)
Tipo de papel Polen

Egberto Vital

Egberto Vital é natural de Esperança, agreste paraibano, graduado em Letras pela UEPB, mestre em Literatura e Ensino pela UFCG e doutorando em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI/UEPB. Contista, poeta e ensaísta, publicou, em 2011, a obra poética "Sinestesia" e em 2013 publicou o ensaio "O Admirável Mundo Novo de Pitty", ambos pelo selo Clube de Autores, em 2021 publicou, em coautoria com a professora Márcia Tavares , o ensaio "O clássico e a literatura de massas na formação do leitor literário na escola", na coletânea "Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporânea", pela EDUFCG, além de contos e poemas publicados em diversas antologias. Em 2023 lançou "Rasgos Poéticos" pela Editora Arribaçã. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor José da Silva Coutinho, lotado no quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Enquanto pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: gênero e sexualidades, cultura letrada, letramento literário, literatura infantil e juvenil, literatura de massas e literatura de multidão.

Publicações relacionadas