Som de Preto e Favelado

Um estudo sobre o racismo na criminalização do funk

Por Bianca Tiburcio

Referência, Literatura Nacional, Educação

Esta página foi vista 325 vezes desde 22/10/2023

Este livro é o meu Trabalho de Conclusão de Curso da minha faculdade de Jornalismo. É um livro-reportagem que aborda as tentativas de criminalização do funk, a cultura das favelas e periferias, e analisa os motivos da marginalização do ritmo, um deles o racismo, diga-se de passagem.

O funk é muito mais que um ritmo musical, é a expressão das favelas. Reúne tudo aquilo que o povo vive, sente e conta ao resto da sociedade sobre essa realidade.

O funk fala de drogas, sexo e criminalidade porque é o que os moradores da periferia vivem em seu cotidiano. O ritmo construiu um mundo à parte de tudo. Tem sua própria moda, seus festivais, comportamentos, uma linguagem única e sua própria estética.

A marginalização do funk é fruto do mesmo racismo e preconceito que afetou o samba no início do século XX, e o hip-hop nos anos 1980. Tudo que surge à margem da cultura de elite e do centro das grandes cidades, é considerado diferente e discriminado.

É fato que há dezenas de tentativas de criminalização do funk, a serem melhor detalhadas neste livro, que fala também das suas origens e dos caminhos percorridos até se tornar o ritmo que o Brasil “ama odiar”.

Edição 1 (2023)

Bianca Tiburcio

Sou a Bianca, mas pode me chamar de Bibi! Tenho 26 anos, moro em Itaquá, Grande São Paulo. Sou analista de marketing e jornalista por formação. Este livro é a realização de um sonho gigantesco! Me formei em jornalismo em 2020 através dele, que foi meu projeto de TCC. Muitas coisas mudaram desde então, mas continuo acreditando no poder dos livros, da educação e da realização dos nossos sonhos!

Publicações relacionadas