Transporte de óleos pesados em tubulações assistidas por vapor

Por Oldrich Joel Romero

Engenharia, Energia, Engenharia E Tecnologia, Educação, Ciência

Esta página foi vista 114 vezes desde 29/11/2023
Coloração

Dentre os inúmeros desafios que permeiam a cadeia produtiva de óleos pesados, a fase de transporte merece destaque. Em função de sua elevada viscosidade, os óleos pesados oferecem resistência considerável ao escoamento, requisitando mecanismos auxiliares para viabilizar seu transporte mediante tubulações.

Neste livro, é proposta uma configuração de tubos concêntricos, na qual vapor escoa pelo tubo interno (vaporduto) e óleo pelo espaço anular do oleoduto.

São adotadas as abordagens analítica e numérica para investigação dos efeitos da inserção de vapor, geometria, isolamento térmico, qualidade do vapor e extensão do sistema nos seguintes parâmetros: temperatura, viscosidade e pressão do óleo, bem como fração mássica do vapor. Para a primeira abordagem, é empregado o modelo de resistências térmicas associado ao método – NTU. Para a segunda, utiliza-se o software Ansys CFX em uma simulação tridimensional em regime permanente.

O presente estudo fornece uma análise do acoplamento entre vapor e óleo pesado sob diversas condições, explicitando as vantagens e desvantagens qualitativas de algumas estratégias. Em adição, propõe um modelo analítico capaz de prever a temperatura e viscosidade médias do óleo na saída.

Edição 1 (2023)
Formato 16x23 (160x230)
Tipo de papel Couche 150g

Oldrich Joel Romero

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Ingenieria - UNI, Lima, Perú (1994), possui mestrado (1999) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. É professor do programa de Pós-Graduação em Energia (desde 2011) e do curso de Graduação em Engenharia de Petróleo (desde 2008) da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, campus São Mateus-ES.

Atua principalmente nas áreas de escoamento em meios porosos, recuperação avançada de petróleo, elevação de petróleo, fluidos não-Newtonianos, escoamentos com superfícies livres e interfaces em microescalas, métodos numéricos, processos de revestimento de substratos.

Líder do grupo de pesquisa GPetro do CNPq. Professor sponsor do capítulo estudantil SPE-Ufes. Coordenador do Petroufes. Editor da revista Lajer - Latin American Journal of Energy Research. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fapes. Coordenador do PRH-ANP/Finep 53.1 Ufes.

LinkedIn: linkedin.com/in/joelromero/

Coordenador do PRH-ANP 53.1 Ufes: prh53.ufes.br

Sponsor do Capítulo Estudantil SPE Ufes: spe.ufes.br

Editor da revista Latin American Journal of Energy Research - Lajer: https://periodicos.ufes.br/lajer