Um punhado de poesia: daqui, de lá

Por Derivânia Santos

Poesia, Literatura Nacional, Jovens e Adolescentes

Esta página foi vista 86 vezes desde 29/04/2024

Um punhado de poesia: daqui, de lá, primeiro livro de Derivânia Santos, reúne poesias que investigam o cotidiano da autora, tendo como cenário as paisagens das terras altas de Serrinha, cidade do interior da Bahia. Além de lançar um olhar poético para suas inquietações e perspectivas quanto às questões socioambientais. A poesia de Derivânia busca acalentar a alma do leitor enquanto o guia em reflexões mais profundas. Inspirada pela natureza e movida pela luta contra a opressão do povo negro, a autora ocupa o espaço das páginas e da autoria que não encontrou nas leituras de sua juventude e se posiciona como uma escritora negra cujo instrumento de transformação é o verso.

Edição 1 (2023)

Derivânia Santos

Mulher preta, poetisa, contista, Pedagoga e Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica e Literatura Infantojuvenil. Oriunda da zona rural do município de Serrinha – Bahia. Autora da obra: Um punhado de poesia: daqui, de lá. Possui poemas publicados nas antologias: Poetize 2021: seleção poesia brasileira (2021); Escrevivência: a negritude em evidência (2021); A poética da Resistência (2022) e Mulheres (2023). E um conto publicado na antologia de contos, Vozes da Margem, Vozes na Margem: Narrativas Fora de Centro (2021).

Publicações relacionadas