Uma aventura aquática e intergaláctica

Por Harold Rams

Didáticos, Educação, Infantil

Esta página foi vista 527 vezes desde 07/01/2018

Uma fábula infantil contemporânea transmitindo a mensagem do consumo sustentável, da amizade e do trabalho coletivo.

Edição 1 (2018)
Tipo de papel Couche 90g

Harold Rams

Daniel Mata Roque é cineasta e historiador. Integrante (voluntário) da Assessoria de Comunicação Social da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO-UNIRIO - Bolsista CAPES/Brasil), é bacharel em Cinema (UNESA 2016) e mestre em História (PPGH-UNIVERSO 2021), com especialização em Ciência Política (UNYLEYA 2018) e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (UNESA 2018). Ex-bolsista FAPERJ e CAPES/Brasil. Diretor da Pátria Filmes, unidade cinematográfica que fundou em 2013 tendo como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Trabalha com a narrativa audiovisual desde 2008. Pesquisa a interseção entre o cinema brasileiro, a memória de guerra e a história militar, tríade sobre a qual produziu documentários, livros e artigos, como "Que falta que me fez" (2014), "Aquelas mulheres de farda" (2018), "A Veterana" (2019) e "Luz, câmera, esquecimento" (2021). É o idealizador e diretor do MILITUM - Festival de Cinema de História Militar, organizado desde 2017. Atualmente é o segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e integra as diretorias do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO) e do Instituto Cultural D. Isabel I (IDII). Integrou, no passado, as diretorias da Associação dos Amigos do Museu Casa da FEB (AMAFEB) e da Sociedade Amigos da Marinha - Seção Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Pesquisador do Censo Permanente da FEB. Membro do Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx) e do Conselho Editorial da Revista do IGHMB. Sócio Correspondente da Academia Petropolitana de Letras e do Instituto Histórico de Petrópolis. Associado a ABRADHENF, ANPUH-RJ, AECB-RIO, CVMARJ e SAMI. Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva (antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Laboratório de História da Enfermagem, Cuidado e Imagem em Enfermagem - Lacuiden (UNIRIO), História Militar, Política e Fronteiras (UNIVERSO) e Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres - GEPESED (UFRJ) e do grupo de trabalho (GT ANPUH) História Militar. Muito brasileiro, é descendente de portugueses, italianos, libaneses e angolanos. Nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 16/12/1994.