Zeladores, porteiros e faxineiros em condomínio edilício

Guia de funções e tarefas

Por Carmen Mendes Pagan

Repararo, Planejamentos De Casa, Design E Construção, Literatura Nacional, Casa E Lar, Administração

Esta página foi vista 465 vezes desde 26/03/2023

Percebendo o interesse dos zeladores, porteiros e outros profissionais da área condominial em conhecer oficialmente as atribuições que cabem a seus títulos, assim como a busca por compreender quais tarefas são de sua responsabilidade a autora lançou-se a reunir, nesse volume, essas informações a partir de fontes fidedignas estabelecidas por órgão oficial, utilizando-se da Classificação Brasileira de Funções – CBO.

No desenvolvimento do tema apresentamos as rotinas diárias mais comuns e as obrigações de cada função assim como qual o comportamento esperado dos profissionais que trabalham em condomínios, os zeladores, porteiros e faxineiros, ressaltando a importância da discrição.

A obra é ilustrada com algumas tabelas exemplificativas para organização dos afazeres diários além de trazer as principais normas, as NRs – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e as NBRs - Normas Técnicas da ABNT, que são de importância para esses trabalhadores. Além das normas incluímos brevemente algumas legislações atuais que envolvem a prestação de serviços na área condominial. Na última parte inserimos um tema extra e tratamos com brevidade da “Ética e Moral” na tentativa de despertar a atenção e o interesse no aprofundamento desse saber assim como para estimular o pensamento crítico sobre as próprias atitudes, que devem ser permeadas pela busca do aprimoramento para o convívio social pacífico. Essa é uma tarefa de todos nós como cidadãos, não importa onde e qual função desempenhamos na sociedade.

Edição 1 (2023)