Será que Valeu a Pena ?

Didáticos, Jovens e Adolescentes

Esta página foi vista 7077 vezes desde 02/09/2012
Coloração

A ideia de escrever esse livro, nasceu quando ouvi um Coronel do Exército dizer alto e em bom som, que a Missão Suez foi uma página negra na história do Brasil; Sabemos que a intensão daquele Oficial era a de tentar persuadir os Deputados Federais Constituintes, a não votarem a favor da equiparação dos integrantes do Batalhão Suez com os Pracinhas da FEB, o que seria um direito dele e de quem o tenha incumbido de fazê-lo; por outro lado, denegrir a imagem de mais de seis mil Soldados da Paz, para proteger e não dar nome àqueles que chegaram a comprometer a Missão,não deveria ser uma atitude de um Oficial Superior que vestia o mesmo verde-oliva daqueles a quem estava tentando denegrir.

Não fiz um livro usando os mesmos argumentos desse Coronel, muito pelo contrário, procuro mostrar a importância do trabalho desses extraordinários jovens brasileiros, o valor daqueles que brilharam na primeira, uma das mais longas e importantes Operações de Paz da ONU, excluindo, é claro, os nomes dos antipatriotas, dos derrotistas e dos irresponsáveis; aqueles que não merecem usar o verde-oliva e muito menos de participar de uma Missão como essa.

Esse livro é dedicado exclusivamente ao Soldado da Paz, seja ele praça ou oficial, viva ele no Brasil ou no exterior; a homenagem que faço é ao militar pertencente a família das Nações Unidas, o Capacete Azul, aquele que não foi para matar e nem para mutilar seres humanos; não destruiu cidades, não dizimou famílias e nem colocou minas, muito pelo contrário, expôs sua vida, apartou, socorreu e estendeu a mão antes mesmo de apontar o seu fuzil.

Edição 1 (2012)

Dacilio Magalhães

Ex-militar, integrante das forças de paz das Nações Unidas. Presidente do Sindicato dos Ferroviário da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Presidente do Pacto de Unidade e Ação dos Marítimos, Portuários e ferroviário e detentor do Prêmio Sustentabilidade 2007 no Auto Shopping Global, outorgado pela Associação dos Shoppincenters e detentor em 2012, do 2° lugar do prêmio Sustentabilidade no varejo, outorgado ela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.