O Seculário de um Judeu Errante - A Inveja

Por Paulo Barata

Literatura Nacional, Geografia E Historia

Esta página foi vista 5263 vezes desde 10/09/2012

Eu era um homem do meu tempo - um pai dedicado, um devoto judeu, um trabalhador diligente, um patriota, ou assim acreditava. Mas eu estava destinado a ser um homem para todos os Tempos, um imortal.

Depois de mais de vinte séculos, decidi agora retratar a minha longa e dantesca caminhada de uma vida num diário, ou, como lhe chamo, um seculário. Verá porquê.

— Quem é aquele homem que os soldados estão arrastando, pai ? — perguntou o jovem.

— Um pregador, eu acho.

— Será ? Mas estão chamando de rei…

— Estão escarnecendo dele, filho.

Eu também assim agi, na Jerusalém do ano 33, quando me cruzei com um obscuro profeta e seu pequeno grupo de seguidores. Uma seita que iria moldar o meu destino, questionar a minha fé, e me levar ao exílio e a abandonar tudo o que era de mais querido para mim.

Através destes escritos, convido-o a testemunhar a vida de um homem invejado, marginalizado pelos meus pares, perseguido como a prova viva do poder divino de um pregador em quem nunca acreditei. Ao longo destas crônicas vai conhecer os protagonistas de uma era, os seus ideais, a moralidade da época, e vivenciar os verdadeiros acontecimentos que transformariam para sempre o nosso mundo, a nossa sociedade, a essência do que hoje somos.

Na mesma tradição dos grandes romances históricos de Robert Graves, Gore Vidal e Victor Hugo, O SECULÁRIO DE UM JUDEU ERRANTE - A INVEJA, traz à luz do dia a estória de um proscrito condenado a vagar pelas sombras da História.

ISBN 978-14-7629-773-6
Edição 1 (2012)

Paulo Barata

Engenheiro por formação, consultor por vocação, globetrotter por prazer, historiador por hobby e leitor viciado !