Pensamentos ardentes

Por Silvério da Costa Oliveira

Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Psicologia

Esta página foi vista 15696 vezes desde 28/05/2013

O dois capítulos que compõem o presente livro são ocupados por reflexões cotidianas e pensamentos diversos ocorridos ao autor no decorrer de sua vida pessoal e acadêmica. Temos presente também uma coletânea de pensamentos e aforismos surgidos a partir da reflexão do autor sobre diversos temas. Aqui você encontrará noções de filosofia e psicologia pinceladas em pontos estratégicos, ora como dúvidas, ora como alertas, ora como sinalizadores de um caminho a seguir, portanto, faça a sua escolha, faça a sua interpretação, aceite o desafio da busca e do encontro de significados inusitados.

Cada pensamento, cada linha de texto, condensa em si a profundidade de uma reflexão crítica, por vezes irônica ou bem humorada, mas que não deixa passar as feridas sociais sem nelas cutucar. Você pode rir ou chorar, mas o importante seria ruminar cada pensamento, triturando-o e dividindo-o em seus menores fragmentos e posteriormente juntando tudo novamente em um todo maior e mais amplo, encarando a realidade de sua maneira mais dramática e por vezes também engraçada.

A simplicidade, verdade e ingenuidade do texto pode gerar emoções diversas na medida em que partes de nosso ser mais intimo são tocadas e por vezes afrontadas diante de uma filosofia do porrete, que bate forte e sem piedade e disfarça a batida na aparente ingenuidade.

Nosso desafio foi construir um texto simples na sua complexidade, ingênuo na sua perspicácia, humorado ao tocar nas mágoas e feridas abertas, por demais crítico na sua leveza de ser, batendo com o porrete e assoprando para aliviar a dor, deste modo, esperamos sinceramente mexer com as emoções do leitor e criar fortes reações.

Edição 5 (2013)

Silvério da Costa Oliveira

Site: www.doutorsilverio.com

Silvério da Costa Oliveira possui sua formação montada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia. É Doutor (UERJ) e Mestre (FGV e UFRJ) em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia e possui a Licenciatura Plena em Psicologia pela UGF-RJ; Bacharel em Filosofia e a Licenciatura Plena em Filosofia pela PUC-RJ; possui a licenciatura pelo MEC em História e Sociologia. Sua área de interesse profissional se encontra junto à clínica e a docência, sendo freqüente a participação como conferencista sobre os temas: Relações humanas; sucesso; sexo e sexualidade; drogas e dependência química. Também cita-se a participação em várias entrevistas na TV e no rádio, além da publicação de vários livros e artigos.