Uma biblioteca para o Bruno

Por Maria Aparecida Miranda da Rocha

Ficção, Literatura Infanto Juvenil, Ficção Científica, História Alternativa, Educação, Aventura

Esta página foi vista 4223 vezes desde 22/11/2013

A história procura discutir a importância da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto o cenário se dá em uma escola de ensino fundamental e acontece dentro do período letivo, tendo início no primeiro dia de aula e desfecho final no último dia de aula. O ambiente é criado a medida que as situações vão sendo narradas e são enriquecidas com o diálogo dos personagens. Bruno é o personagem principal, através dele toda a história é construída com o auxílio de personagens da literatura brasileira e estrangeira com quem ele se envolve desde o primeiro dia de aula quando busca refúgio em uma sala que está sempre fechada na escola. Ali ele se sente abrigado do sentimento de abandono que aquela nova situação lhe colocou. Desse envolvimento, Bruno começa conhecer as mais excitantes histórias que cada personagem se esmera na contação. Ali os personagens dos livros, que estão entulhados e sem uso, veem em Bruno uma oportunidade de encantar de novo a imaginação fértil de uma criança. Dentro desse período de tempo o ataque de brocas e do mofo sobre os livros se agrava; Bruno fica doente e passa por uma intervenção cirúrgica; e durante sua recuperação, a diretora da escola recebe ordens da Secretaria Municipal de Educação para implantação da biblioteca escolar em aplicação a Lei Federal n. 12.244, de maio de 2010.

Edição 1 (2014)

Maria Aparecida Miranda da Rocha

Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduada em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Estácio de Sá em Campo Grande/MS. É bibliotecária e servidora pública no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul.