EXPERIÊNCIA E NOMEAÇÃO DE DEUS

a dialética do amor sem fim

Por JUSCELINO SILVA

Ciências Humanas E Sociais, Teologia

Esta página foi vista 3709 vezes desde 08/03/2014

O autor discute a liberdade de Deus e da ratio theologica em relação a mais ingênua ou a mais elaborada teologia. A discussão nasceu da constatação de que a teologia ocidental, ao longo de sua trajetória, é tentada a permutar o devir da verdade-relação por aquela fixada no texto. Isto reduz drasticamente a percepção de Deus da vida dos fiéis e eles podem até substituí-lo por um Deus conceitual, um ídolo. Levantando-se contra este reducionismo, propõe-se que o nível experiencial e o propositivo se mantenham integrados, porque a fides qua precede a fides quae na Escritura e este é o coração da teologia hermenêutica. Esse processo dialético pode impedir a razão teológica de cair nos delírios de plenitude ou libertá-la deste cativeiro. O método investigativo foi dedutivo e indutivo. No primeiro caso, examinaram-se as fontes primárias para identificar a natureza da teologia hermenêutica. Para isso, concentrou-se na interioridade crente e na Ressurreição do Cristo. No segundo caso, colocou-se a teologia hermenêutica em diálogo com a ciência e com outros segmentos religiosos, ao mesmo tempo em que as virtudes, os limites e as possibilidades de seu enriquecimento foram sublinhados. Os dogmatistas protestarão dizendo que isto leva ao desmoronamento da fé, porém, ao contrário deles, o autor afirma que a razão teológica, enamorada do Mistério e da história, permanece aberta à Verdade e se reconfigura face aos novos registros do espírito humano.

ISBN 978-85-916749-1-6
Edição 1 (2013)

JUSCELINO SILVA

Pós-Doutor em Teoria da Justiça: Teoria e Prática na UFMG sob a supervisão do Prof. Dr. Joaquim Carlos Salgado; Pós-Doutor em Teologia Sistemática na FAJE sob a supervisão do Prof. Dr. João Batista Libânio. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), Coordenador do Centro de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Batista de Minas Gerais e Representante institucional do PIBIC e do PIBIT junto ao CNPQ. Doutor em Teoria do Direito pela PUC MINAS (2013), Doutor em Teologia Sistemática, com ênfase em hermenêutica filosófica (2012), pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Mestre em Teologia Sistemática pela FAJE (2007), Mestre em Teologia Prática pelo Seminário do Sul do Brasil- STBSB (2004). Pós-graduado em Psicanálise pela UFMG (2002), Pós-graduado em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes (1997). Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2013), Bacharel em Filosofia pela FAJE (2008), Bacharel em Psicologia pela Faculdade Maria Teresa (1996), Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista de Niterói (1988), e Bacharel em Música pelo Conservatório de Música de Niterói (1981).