O Cativeiro

Por Ivan Camargo

Artes Cênicas, Humor, Literatura Nacional, Adulto, Comédia, Teatro

Esta página foi vista 5473 vezes desde 26/06/2014

Um dos três livros vencedores do II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci, que englobou os gêneros romance, poesia, ensaio, crônica, conto, roteiro cinematográfico e dramaturgia, a peça teatral “O Cativeiro” teve sua primeira edição lançada na 20a Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Como o título já indica, o texto envolve um dos assuntos que mais aterrorizam a sociedade contemporânea: o sequestro. No entanto, entendendo que, para combater esse que é um dos grandes problemas da insegurança pública, uma das melhores armas é o humor, “O Cativeiro” usa de linguagem bem humorada para contar a estória de um cárcere nada convencional, cujas surpresas começam pelo fato de que aqueles que deveriam garantir a paz – física e espiritual -, às vezes, são os que mais agem contra ela.

Ted é filho dos “proprietários” da Idolatrada Igreja dos Inquilinos da 171a Casa do Senhor, acusados de enriquecimento ilícito, sonegação fiscal, charlatanismo e calotes a granel.

Chefiada pelo agente Costa, um policial-criminoso, uma quadrilha sequestra Ted, que passa a ser mantido refém na casa da mãe do agente, Zumira, uma senhora rabugenta e supostamente esclerosada.

A negociação tem início, mas estranhamente os pais não se mostram dispostos a um acordo. Apesar disto, começam uma campanha de arrecadação, junto aos fiéis, a pretexto de pagar o resgate. Inspirado pela prática familiar, Ted tenta subornar os criminosos, prometendo muito mais vantagens a eles, na terra e no “céu”, acabando por semear a discórdia entre a quadrilha.

Edição 2 (2014)

Publicações relacionadas