O Nutricionista Clandestino

As razões para a crise de obesidade em um mundo cada vez mais gordo

Por Danilo Balu

Código do livro: 205304

Ciência, Saúde E Fitness, Dietas, Doenças, Nutrição

Esta página foi vista 19109 vezes desde 07/03/2016

Este livro mostra, de forma didática, a fraca base de apoio que guiou a tomada de decisões que levaram milhões de pessoas a engordar, sofrer doenças cardíacas e adquirir diabetes, ainda que a população tenha abraçado as orientações oficiais.

Alguns dos conceitos da nutrição são tão ‘óbvios’ (‘se mexa e emagreça’ ou ‘coma gordura e você engordará e morrerá de infarto’), que muitas das orientações foram baseadas ou em estudos muito mal conduzidos ou feitas na base da intuição, sem nunca testarmos sua segurança. Fomos (e continuamos sendo) vítimas de um grande experimento não-controlado baseado no esforço do indivíduo que tenta fazer o que lhe disseram ser o certo sem saber que muitas das recomendações atuais não têm ciência por trás dela.

E se muito daquilo que nos falam sobre a nutrição no emagrecimento estiver completamente errado?

E se alguns grupos de alimentos mais prescritos aumentarem (em vez de diminuírem) sua chance de sofrer de diabetes ou aumentar o seu risco cardíaco?

E se o exercício físico não fizer emagrecer e o carboidrato não for essencial a ponto de ser a base de uma alimentação adequada?

Será que estaríamos fazendo tanta coisa errada mesmo seguindo o que dizem as mais atuais diretrizes nutricionais de órgãos oficiais?

Por qualquer parâmetro ou estatística que se analise, o mundo está cada vez mais obeso. Não por coincidência, o 'boom' da obesidade ocorreu no momento em que mudaram as diretrizes nutricionais. Não seriam talvez as causas, justamente o fato de seguirmos os conselhos equivocados de quem queria nos ajudar?

Leia e descubra por si só.

Edição 1 (2016)
Tipo de papel Couche 90g

Danilo Balu

DANILO BALU nasceu em 1977 em São Paulo. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo em 2001, cursou Nutrição na mesma instituição e é ainda pós-graduado ainda em Nutrição Animal. Durante sua carreira profissional dedicou-se ao estudo do assunto sendo colaborador e consultor de nutrição esportiva para diversos veículos (revistas e sites) de corrida além de treinador de atletismo nas mais diferentes especialidades até os 42km.

Nome do link: oclandestino.com.br