MITOS EGÍPCIOS

O Início... Os Deuses... Legado Cultural...

Por Geraldo Spacassassi

Autoajuda, Psicologia, Religião, Crescimento Pessoal, Espiritual, Motivacional

Esta página foi vista 2472 vezes desde 28/07/2016

Terra dos Faraós.... Uma jornada fantástica! Você se surpreenderá!

Seus mitos e representações tecem uma tapeçaria incrível, muitas vezes de uma sofisticação intelectual e artística admirável.

As contribuições egípcias no campo da religião e da ética individual e social foram da maior importância. Os habitantes das margens do Nilo foram o único povo do mundo antigo a erigir uma religião nacional em torno da doutrina da imortalidade da alma. Tanto os sacerdotes como os sábios egípcios foram os primeiros a pregar o monoteísmo universal, a providência divina e as recompensas e punições depois da morte.

A teoria ética egípcia foi a fonte na qual várias nações foram buscar suas normas de moralidade pessoal e social, pois ela compreendia não somente a condenação dos infratores, mas incluía, igualmente, elevadas concepções de justiça, de benevolência e da igualdade de todos os seres humanos.

Do mítico Egito vieram o germe e o estímulo para numerosas conquistas intelectuais dos tempos posteriores. Merecem destaque:

*A escrita, a filosofia e literatura, a aritmética, a geometria, a astronomia;

*Os sistemas de jurisprudência e de teoria política;

*As práticas da irrigação e da engenharia, o fabrico de cerâmica, vidro e papel;

*Os princípios arquitetônicos destinados a largo uso no futuro;

*A arte com fins outros que não os utilitários.

Tão impressionante é o vulto das realizações egípcias que alguns historiadores, ardentes admiradores dessa cultura, chegaram à conclusão de que as civilizações posteriores se distinguiram principalmente pela sua falta de originalidade.

ISBN 978-85-917176-5-1
Edição 1 (2016)

Geraldo Spacassassi

Astrólogo e Tarólogo. Ministro cursos: Tarô Mitológico, Baralho Lenormand, Astrologia e consultas de aconselhamento.

Autor dos livros:

Baralho Petit Lenormand - Teoria & Prática

Tarô e os Caminhos do Crescimento Pessoal

Mitos Gregos

Contos e Lendas Arturianas

Mitos Nórdicos

Mitos Egípcios

Mitos Mesopotâmicos

Contos e Lendas Indianas

Mitos Persas

Contos de Fadas Clássicos

Contos de Fadas da Grã-Bretanha