FILMES DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Por FRANCISCO MÁRCIO BARBOSA TEIXEIRA

Ciências Exatas, Didáticos, Educação

Esta página foi vista 15887 vezes desde 28/05/2011

Neste trabalho, foi explorada a utilização indireta do computador no processo de ensino-aprendizagem de Química no ensino médio. Foram produzidos dois filmes didáticos de curta metragem (FDCM) utilizando imagens capturadas por câmera digital e imagens produzidas por animação gráfica; utilizou-se também a captura de áudio que foi adicionada aos filmes, como narração, durante a etapa de edição.

A utilização dos filmes foi executada através de mini-curso a dois grupos distintos de alunos. No primeiro grupo havia duas turmas, o período do mini-curso foi de uma semana somando um total de vinte horas. O segundo grupo foi dividido em três turmas de acordo com as séries do ensino médio, o período foi de três semanas somando um total de quatro horas e meia de mini-curso para cada turma.

Na aplicação dos filmes produzidos, foram adotadas as etapas apresentadas, de forma simplificada, a seguir: (1) Aplicação de um questionário inicial sobre o tema a ser abordado, neste caso: estados físicos da matéria, reações químicas e equilíbrio químico; (2) apresentação do conteúdo através de aula ministrada em conjunto com experimentos relacionados ao tema; (3) aplicação do primeiro filme; (4) continuação da apresentação do conteúdo; (5) aplicação do segundo filme; (6) aplicação de um questionário final. Comparando o primeiro e o segundo questionário foi possível verificar a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos. O primeiro grupo de alunos ao qual o mini-curso foi aplicado obteve melhor resultado de aprendizagem. Para o segundo grupo, os resultados foram menos satisfatórios, possivelmente em função do tempo reduzido da etapa de aplicação.

Por fim obteve-se uma seqüência de trabalho para produzir FDCM semelhantes aos utilizados neste trabalho.

ISBN 978-85-912152-0-1
Edição 1 (2011)

FRANCISCO MÁRCIO BARBOSA TEIXEIRA

Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2002 e Mestre em Química, em 2006, nesta mesma instituição. O título da minha dissertação de mestrado é: “Desenvolvimento e Avaliação de Filmes Didáticos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio” e fui orientado pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Ferreira. Baseado neste trabalho eu editei e publiquei meu primeiro livro. Obtive a licenciatura na Universidade Oswaldo Cruz, também no ano de 2006, através do programa especial de formação pedagógica de acordo com a resolução CNE/CEB nº 2/97.

Iniciei o ofício de magistério em um projeto piloto na UFSCar, naquela época um grupo de alunos, de diversos cursos, resolveu criar um curso pré-vestibular para facilitar o ingresso de alunos com dificuldades socioeconômicas aos cursos superiores de diversas universidades, incluindo a UNESP, a Unicamp e a própria UFSCar. Este projeto é mantido até os dias de hoje e já auxiliou diversos alunos a entrar em cursos superiores de qualidade, atualmente ele é coordenado pelo Núcleo UFScar-Escola. A partir desta experiência lecionei em diversos cursos pré-vestibulares alternativos e também em alguns de iniciativa privada.

Também lecionei por quatro anos, não consecutivos, no ensino médio em escolas estaduais de São Paulo, sendo a última a Escola Estadual “Prof.ª Maria Vera Lombardi Siqueira” onde tive o prazer de trabalhar com diversos professores empenhados em suas atividades de ensino.

Até o ano de 2011 tive vínculo com o Centro Paula Souza onde lecionei em diversas Escolas Técnicas Estaduais (ETEC´s) e tive a satisfação de trabalhar na Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP), lecionando no ensino médio, na Escola Técnica Estadual “Getúlio Vargas”, onde iniciei minha experiência no ensino técnico de nível médio. Por fim, lecionei na Escola Técnica Estadual de Tiquatira, também no ensino técnico. Nestas ETEC´s conheci excelentes profissionais e mantenho contato com alguns deles até o momento.

Atualmente leciono no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus Avançado Capivari ministrando aulas no Curso Técnico de Química, na modalidade subsequente /concomitante. Continuo desenvolvendo materiais didáticos para auxiliar o ensino da Química, incluindo a criação de filmes didáticos de curta-metragem.